Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

30/05/2023

Sistema Financeiro Cooperativo assume vanguarda dos meios de pagamentos e participa do piloto do Real Digital

As cooperativas Unicred, Sicoob, Sicredi, Ailos e Cresol estão entre as Cooperativas aprovadas pelo Banco Central



Cooperativas de crédito irão participar de simulações de pagamento, colaborando diretamente para a aprimoração e sucesso do sistema. A coalizão SFCoop, Sistema Financeiro Cooperativo, formada pela Unicred, Sicoob, Sicredi, Ailos e Cresol com o objetivo de testar o Real Digital em ambiente proposto pelo Banco Central, comemora a inclusão do grupo no rol de coalizões aprovadas pelo órgão regulatório e avalia como indispensável a participação do cooperativismo financeiro nas discussões de desenvolvimento da estruturação da tokenização da moeda soberana brasileira.



O cooperativismo financeiro brasileiro tem agentes de vanguarda no Sistema Financeiro Nacional, participando ativamente do desenvolvimento de temas como Pix e Open Finance. É importante que as cooperativas unam esforços nessa coalizão, tornando o tema ainda mais acessível para players de diversos portes, tamanhos e estruturas. O Banco Central acerta em possibilitar a democratização dessa discussão.



De acordo com Luís Augusto Schüler, diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred, participar do Piloto RD, que é a fase de testes para operações com o Real Digital, representa o sucesso do cooperativismo de crédito em se lançar em processos inovadores no segmento de meios de pagamento.



"Cooperativismo é benefício por meio da união, e conseguimos demonstrar isso na prática com essa experiência, que vai acontecer em um primeiro momento em ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais”. O executivo explica que, nessa fase, o Banco Central irá avaliar os benefícios da programabilidade de uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology - DLT) multiativo para operações com ativos tokenizados.



Nesta fase do Piloto RD, serão testadas funcionalidades de privacidade e programabilidade por meio da implementação de um caso de uso específico – um protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre clientes de instituições diferentes, além dos serviços que compõem essa transação.



Dentro do ambiente para testes, a coalizão está focada em experimentar a tendência de tokenização de ativos e estudar os benefícios que esse tema pode trazer para o segmento cooperativista.




Fonte: Estrutura de Comunicação – Assessoria de Comunicação