
Agropecuário
Composto por cooperativas relacionadas às atividades agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira.

Consumo
Composto por cooperativas que realizam compra em comum, tanto de produtos quanto de serviços para seus cooperados (supermercados, farmácias). Engloba, também, as cooperativas formadas por pais para contratação de serviços educacionais e também aquelas de consumo de serviços turísticos.

Crédito
Composto por cooperativas que prestam serviços financeiros a seus cooperados, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro.

Infraestrutura
Composto por cooperativas que prestam serviços relacionados à infraestrutura a seus cooperados, como geração e compartilhamento de energia elétrica e construção de imóveis para moradia.

Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Formado por cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens, tais como beneficiamento de material reciclável e artesanatos, entre outros. Reúne todas as cooperativas de professores e dos antigos ramos: produção, mineral, parte do turismo e lazer e especial.

Saúde
Composto por cooperativas formadas por médicos, odontólogos ou profissionais ligados à área de saúde humana. O novo Ramo Saúde também engloba as cooperativas de usuários que se reúnem para constituir um plano de saúde, pois são consideradas operadoras.

Transporte
A definição do ramo passa a trazer expressamente a condição do cooperado de proprietário ou possuidor do veículo. Deste modo, cooperativas formadas de motoristas de veículos de carga ou de passageiros, que não detenham a posse ou propriedade destes, devem ser classificadas no Ramo Produção de Bens e Serviços. Além disso, as cooperativas que se dediquem a transporte turístico, transfers, bugues, cujos cooperados sejam proprietários ou possuidores dos veículos e que eventualmente estejam enquadrados no Ramo Turismo e Lazer devem ser reclassificadas para o Ramo Transporte.