Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

01/12/2022

Como planejar de forma antifrágil foi a abordagem de palestra do SESCOOP/SC

Com foco na elaboração de planejamentos, planos e projetos, na última quarta-feira (30), o SESCOOP/SC promoveu a palestra “Planejamento Antifrágil”, direcionada aos profissionais das cooperativas participantes do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão da Cooperativa). O tema foi conduzido por Luciano Dias Pires Filho, especialista em Marketing.



Luciano apresentou a elaboração de planos a partir de quatro ações (engajar, executar, explorar e desenvolver), que devem ser executadas de forma simultânea. Além disso, falou dos dois tipos de planejamento, o planejamento de projetos e o planejamento estratégico que, segundo ele, é o mais complexo.



Segundo Luciano, com as mudanças que o mundo enfrenta, não é possível ter um único caminho a ser seguido para realizar planejamentos. “O mundo está caótico, estamos vivendo uma nova realidade” disse, ao apresentar o conceito de mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível).



Segundo ele, é necessário procurar opções, se permitir errar e aprender, é necessário planejar dentro dessas possibilidades. “Precisamos trabalhar com opcionalidade, em que eu posso colocar pequenos riscos que, se derem certo, terão grandes resultados” afirmou.



O palestrante apresentou ainda 17 dicas para construir o planejamento antifrágil, dentre elas citou o planejamento flexível, a visão a longo prazo e o procrastinar de forma consciente no intuito de estar preparado para as oportunidades e ricos.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC