Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/09/2022

15 mil mudas nativas são plantadas na Grande Florianópolis

Meta foi alcançada através das ações ambientais promovidas pela Cooperativa Únilos



 O Dia da Árvore será comemorado em 21 de setembro, uma data importante para voltar o olhar ao cenário atual e pensar em iniciativas em relação ao cuidado com os recursos naturais do planeta e das nossas matas. E é com esse olhar que a Únilos atua na região.



Seguindo um dos princípios cooperativistas, que é o interesse pela comunidade, a Únilos, Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis, deu continuidade às campanhas “Um Cooperado Uma Árvore | Um Pix Uma Árvore”, que foram sucesso em 2021, fechando aquele ano plantando 11 mil árvores. Para 2022 a meta era terminar o ano com a plantação de 15 mil mudas nativas, mas em setembro a meta já foi alcançada.



As ações voltadas ao meio ambiente e a parceria construída com as Fundações Municipais são essenciais para o sucesso das ações ambientais da Cooperativa Únilos, pois elas possuem equipes especializadas e projetos já mapeados de reflorestamento, portanto já sabem quais espécies de árvores precisam e onde devem ser plantadas.



Para Anestor Pedro Denoni, Presidente da Fundação Cambirela do Meio Ambiente, a parceria com a Únilos iniciou-se no final do ano 2000, com doação de mudas nativas da Mata Atlântica, e vêm gerando, até hoje, ótimos frutos. “A parceria com a Únilos na doação de mudas nativas foi e é de grande importância e representatividade para nossos eventos. Com a distribuição dessas mudas, colaboramos para, além do plantio de árvores em nossa cidade, também e, principalmente, para conscientização ambiental” enfatiza Denoni.



De acordo com Mariana C. Zucchi, Diretora da Unidade de Conservação - FMADS/SJ, o projeto contribui de maneira efetiva na conscientização sobre a importância da preservação da biodiversidade. “A FMADS/SJ tem o privilégio de estar junto nessa parceria de sucesso. A distribuição de árvores é uma forma de tentar sensibilizar e conscientizar as pessoas, pois o "meio ambiente não é só meu, ou seu, é de todos, também é responsabilidade de todos cuidar dele". Afinal, juntos somos mais fortes”, complementa Zucchi.



O principal objetivo desta ação é apoiar iniciativas de reflorestamento de áreas degradadas e arborização urbana na Grande Florianópolis, promovendo a biodiversidade das matas, por meio da participação dos cooperados na admissão e no cadastro de chaves Pix. O projeto iniciou do zero e já no primeiro ano foram plantadas 7 mil mudas.



A FLORAM é uma das parceiras que estão juntas desde o início do projeto. Segundo Luciana Ferreira, Diretora de Gestão Ambiental da FLORAM/DIGAU, a fundação já divulga e incentiva o uso de espécies nativas da Mata Atlântica, com o projeto "Árvores de Floripa". “Parcerias como essa com a Únilos são de fundamental importância para fortalecer o projeto e para mantermos nossa dinâmica de plantio de árvores pela cidade, oportunizando o enriquecimento da arborização urbana com espécies nativas” enfatiza Ferreira.



A Cooperativa atua em sintonia com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), documento que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo um apelo global às ações para, também, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo que todos possam desfrutar de uma vida melhor.



 “As cooperativas podem ter um papel ativo fundamental na implementação da Agenda 2030, pois são empresas centradas nas pessoas, e que atuam de acordo com valores e princípios éticos, globalmente aceitos. A Únilos atua para fazer a diferença para o todos e reforçar o nosso diferencial como cooperativa. Uma ação como essa, voltada ao meio ambiente, beneficiará toda a comunidade a longo prazo. É um pensamento voltado ao futuro”, comenta Guilherme Freitas de Carvalho, Coordenador de Comunicação, Marketing e Relacionamento com o Cooperado da Cooperativa de Crédito Únilos.



 Além da alusão ao Dia da Árvore, e como marco desse número espetacular, a Cooperativa apoiará uma ação da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCAM) com a entrega de mudas nativas no dia 18 de setembro, no Shopping ViaCatarina.



 Saiba mais sobre a Únilos



Com 25 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$ 200 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,3 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.




Fonte: Assessoria de comunicação Únilos