Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

15/10/2020

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito revela importância do ramo para a população mundial

Nesta quinta-feira, 15, o DICC (Dia Internacional das Cooperativas de Crédito) chega à sua 72a° edição. Com o tema “Cooperativas de Crédito: trazendo esperança à comunidade global”, a celebração tem o objetivo de demonstrar a importância das cooperativas de crédito para pessoas e comunidades ao redor do mundo. Organizada pelo WOCCU (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), a data é comemorada anualmente desde 1948.



Em Santa Catarina, há 61 cooperativas de crédito registradas na OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) as quais, juntas, reúnem mais de 1,9 milhão de cooperados. Dados da OCESC revelam, ainda, que as cooperativas do ramo movimentaram, em 2019, cerca de R$5 milhões em receitas. No Brasil, segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, organizado pelo Banco Central do Brasil, há 873 cooperativas de crédito singulares e mais de 6.000 postos de atendimento pelo país.  



Para o Presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, a comemoração é importante para destacar a importância do ramo para o cooperativismo. “A celebração do DICC nos mostra os benefícios que o cooperativismo de crédito levam às comunidades onde atua. Em Santa Catarina, não poderia ser diferente, pois as cooperativas de crédito catarinenses estão crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Os investimentos em tecnologias facilitam a vida dos cooperados e movimentam a economia do Estado, gerando empregos e renda”, finaliza Suzin. 



Segundo o WOCCU, há mais de 85 mil cooperativas de crédito espalhadas em 117 países ao redor do mundo. Juntas, elas reúnem 274 milhões de cooperados.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC, com informações da OCB.