Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

05/07/2019

Artigo: Orgulho de ser cooperativa e de ser daqui

O movimento cooperativista a cada dia que passa está ganhando força. Comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo neste 6 de julho é motivo de orgulho. Conforme dados divulgados pela Organização das Cooperativasdo Estado de Santa Catarina (Ocesc), as cooperativas catarinenses cresceram 7,22% em 2018.

Somos 258 instituições no estado, atuando em diferentes ramos. Somamos mais de 2 milhões e 461 mil cooperados, sendo que o maior número de associados são ligados ao cooperativismo de crédito – 1 milhão e 744 mil. Destes, 500 mil fazem parte da Viacredi, ou seja, 28% do total de Santa Catarina.

É muito gratificante perceber que, aos poucos, estamos conquistando pessoas que acreditam que o crescimento conjunto é a melhor solução para todos. Encerramos 2018 na nossa cooperativa com R$ 5,3 bilhões em ativos, capital que fomenta a economia local e estimula os empreendedores. Estamos em 20 cidades catarinenses e a meta é ampliar a abrangência e mostrar para toda a população que através do cooperativismo suas vidas podem ser impactadas e melhoradas.

Muito mais do que uma cooperativa de crédito, somos um agente de transformação das realidades individuais e das comunidades. É por isso que priorizamos a educação e a cidadania financeira. Incentivamos o desenvolvimento das pessoas em diversas áreas através de cursos presenciais, online e projetos de inclusão no mercado de trabalho.

É importante destacar que dos municípios que abrangem nossa área de atuação, cerca de 50% dos moradores estão ligados à cooperativa. Somos a maior cooperativa de crédito em número de cooperados do Brasil e nosso trabalho já foi reconhecido na América Latina. Recebemos este ano o prêmio de Melhores Empresas para Trabalhar pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) com a 23ª posição no ranking entre as instituições dos 20 países que compõem a região latino-americana.

Tudo isso é reflexo da participação das pessoas que compõem o sistema. Temos orgulho de ser daqui e de podermos comemorar mais um Dia Internacional do Cooperativismo - data relevante em todo o mundo - com tantas boas notícias. A certeza é de que a mudança está só começando e pode potencializar o crescimento de todos. 



Por Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi*, cooperativa integrante do Ailos




Fonte: Assessoria de Imprensa Viacredi