Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/02/2018

Sicoob chega a 4 milhões de cooperados e é a quinta maior rede de atendimento do país

O Sicoob passou a ser a quinta maior rede de atendimento no Brasil, com 2.697 agências. Enquanto as instituições financeiras tradicionais fecharam mais 1.400 agências, o Sistema expandiu 5,7% em 2017 comparado com o ano anterior.



Em 2017, o Sicoob inaugurou 165 agências em mais de 140 municípios brasileiros. Destes, metade não possuíam agências do Sicoob. Nos últimos cinco anos o crescimento da rede de atendimento foi de 29%. Além disso, o Sicoob é a única instituição financeira em cerca de 200 municípios brasileiros.



Aliado à capilaridade do Sistema, o Sicoob também cresceu em número de cooperados, alcançando a marca histórica de 4 milhões. No último exercício, a evolução foi de 12,8% em relação ao ano de 2016, o que representa aumento de 456 mil cooperados.



O crescimento do número de cooperados pode ser atribuído à expansão da rede de atendimento, à maior difusão do cooperativismo no Brasil, e pela busca das pessoas por serviços financeiros mais justos, com juros mais baixos, investimentos mais rentáveis e atendimento humanizado. Além disso, o Sicoob conta com um portfólio completo de produtos e serviços no universo digital que facilita a vida dos cooperados.



A expansão no número de cooperados foi expressiva em todas as regiões do país com destaque para as regiões Sudeste e Sul, que juntas somaram mais de 380 mil cooperados, equivalente a 84,2% do crescimento total.



A evolução no número de cooperados Pessoa Física foi de 10,6%. Já os cooperados Pessoa Jurídica tiveram um incremento ainda mais expressivo (26,4%).



Evolução
Mesmo ampliando o número de agências, o Sicoob está em constante evolução também na área tecnológica, modernizando seus produtos e serviços, que podem ser acessados por meio digital. São mais de 140 aplicativos que oferecem cerca de 200 transações de negócios com toda a comodidade, disponíveis para uso 24 horas por dia, sete dias por semana. O Sistema tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais por suas soluções tecnológicas nessa área.



O Sicoob oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com muitas vantagens, já que os resultados retornam para o bolso do cooperado, que é cliente e dono do negócio. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que, em conjunto, oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, entre outros.



Sicoob em SC
Em Santa Catarina o Sicoob está presente em 252 municípios (85%), com 442 pontos de atendimento, e também em 29 cidades do Rio Grande do Sul e 20 do Paraná. O Sicoob SC/RS possui mais de 800 mil associados, ativos totais de R$ 12,5 bilhões e é a segunda instituição financeira com o maior número de agências em Santa Catarina, além de ser também o segundo maior financiador da produção agrícola. No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos anos é instalar agências em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.




Fonte: Sicoob Confederação – com acréscimo do Sicoob Central SC/RS