Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

15/09/2023

Ministério da Agricultura aprova a regionalização do calendário de plantio da soja em Santa Catarina

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 15, o parecer favorável à solicitação da Secretaria de Estado da Agricultura (SAR) ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a regionalização do calendário de semeadura da soja em Santa Catarina. O pedido do Estado para que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) possa autorizar o plantio do grão em caráter excepcional também foi atendido.



            Por meio de um ofício enviado ao Mapa no final do mês passado, a Secretaria da Agricultura requereu a divisão do estado em quatro regiões. O desmembramento foi realizado com base nos estudo técnicos elaborados pela CIDASC, que estabeleceu datas de plantio e duração do período diferenciados para cada região.



Com a aprovação, passam a valer as seguintes datas de semeadura: região Sul: 13/10/23 a 10/02/24 (120 dias); regiões do Planalto Norte e Alto Vale: 02/10/23 a 30/01/24 (120 dias); região Oeste: 02/10/23 a 30/01/24 (120 dias); demais regiões: 02/10/23 a 10/01/24 (100 dias).



O Ministério aprovou também a habilitação da CIDASC para concessão de autorizações de plantios excepcionais de soja. Isso permite que o órgão estadual possa autorizar a semeadura em campos experimentais, como os campos de ensino e pesquisa da Epagri e de universidades; para a produção de sementes; e em unidades demonstrativas, como feiras e eventos agropecuários.



            “Apesar dos esforços do governo do Estado de Santa Catarina em prol da manutenção das datas de semeadura do ano-safra anterior, o governo federal manteve algumas alterações no plantio de 2023. Mesmo considerando esta decisão, acreditamos que a base de associados das cooperativas irá se ajustar de forma a respeitar os prazos determinados. Continuaremos com o nosso pleito para que no futuro isso seja melhor avaliado e os prazos possam ser revistos”, ressalta o presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC