Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

13/06/2022

ALESC reconhece Itapiranga como capital do Cooperativismo de Crédito

O Governo do Estado de Santa Catarina sancionou, na última semana, o Projeto de Lei 45/2022, que reconhece o município de Itapiranga como a capital catarinense do cooperativismo de crédito. A proposta era de autoria da deputada Marlene Fengler. Ao projeto foi anexado documento da OCESC, que reconhece o município do Oeste como o pioneiro do ramo no Estado.



O livro OCESC 50 anos, publicação em homenagem ao cinquentenário da OCESC, apresenta o município de Itapiranga, através da atual cooperativa SICOOB CREDIITAPIRANGA, como a cooperativa de crédito mais antiga em atividade. Conforme trecho na obra lançada em 2021, “...Outras iniciativas se sucederam no estado, como as sociedades cooperativas de crédito rural, conhecidas como “caixas populares”. Uma pequena colônia do Extremo Oeste de Santa Catarina, à época chamada Porto Novo (atual município de Itapiranga), foi o primeiro lugar do estado a receber uma organização desse tipo, em 1932.”



Atualmente, o cooperativismo de crédito é o que mais reúne associados em Santa Catarina entre os sete ramos de atuação do cooperativismo. São mais de 2.600 milhões de cooperados segundo balanço da OCESC.



 



 



 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC