Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

20/09/2021

Gamificação no desenvolvimento de pessoas foi tema de palestra realizada pelo SESCOOP/SC

O uso de mecânicas de jogo e design de experiência para engajar e motivar as pessoas a atingirem suas metas. Assim, define-se o processo de Gamificação, que foi tema de palestra realizada pelo SESCOOP/SC na última quarta-feira (15). O palestrante Felipe Vila, game designer com mais de 20 anos de experiência, iniciou a apresentação ao utilizar o conceito de Karl Kapp para definir gamificação na aprendizagem: "É um recurso de design. É uma maneira de projetar o aprendizado para torná-lo envolvente".



Felipe Vila ressaltou que o propósito da gamificação é redesenhar o aprendizado, criando ferramentas para incentivar práticas saudáveis, transformação das pessoas e do ambiente ao redor, além de engajamento social, como a criação de espaços comunitários. Sobre as experiências de aprendizagem gamificada, o palestrante mencionou 3 tipos de games: presenciais, quando não se tem acesso a dispositivos conectados; games virtuais, que se tornaram comuns com o surgimento da pandemia e tem semelhança com os presenciais por utilizar plataformas de vídeo; e games digitais, que são jogos programados, com característica individual e com alto investimento em tecnologia.



"É possível combinar games presencial e digital, utilizando métricas diferenciadas, com o mesmo propósito", afirmou. Para finalizar, Felipe enfatizou que, para que um projeto de gamificação tenha o engajamento espontâneo das pessoas, é necessário apresentar um objetivo inspirador e metas claras, com respostas rápidas do sistema às ações. "A comunicação deve ser uma troca, sem medos, fluída em várias direções. Onde pode acontecer isso de forma orgânica e natural? Nos games, concluiu".




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC