Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

10/09/2021

SESCOOP/SC realiza palestra sobre Comunicação Assertiva

A importância de saber identificar os diferentes públicos para uma comunicação assertiva foi a abordagem da palestra conduzida pela consultora e professora de comunicação corporativa, Rosângela Florczak, promovida pelo SESCOOP/SC, na última quarta-feira (08). Com o tema Comunicação Assertiva no Cooperativismo - Uma Área em Transformação, foi destinada a profissionais de comunicação e liderança das cooperativas de Santa Catarina.



Rosangela iniciou ao falar sobre a relevância que o tema ganha, atualmente, dentro das corporações. "Traz sérios desafios e demandas novas, gerando transformação em todas as áreas de trabalho". Segundo ela, baseado em um modelo matemático da comunicação dos anos 40, "cria-se a crença de que comunicar é informar, de mandar informação para alguém, o que fazia sentindo na época”. A professora destacou ainda que a área de comunicação, antes esquecida nas decisões, hoje, é lembrada. Afirmou que as mudanças no cenário midiático, principalmente, com o surgimento da pandemia, tornaram a comunicação muito mais reconhecida dentro das organizações.



Sobre a comunicação nas cooperativas, Rosângela ressaltou que as transformações são ainda mais impactantes, tornando-se elemento importante para o propósito do cooperativismo e seus ideais e um terreno fértil para prosperar devido ao perfil das cooperativas. “A grande transformação que vivemos hoje, está no instante em que as informações circulam em grande quantidade e rapidamente. Estamos saindo da comunicação instrumental, operacional e exclusiva, para a comunicação estratégica”, defendeu. Pensar, envolver, planejar com coerência, sustentar e medir os resultados, como forma de atingir os objetivos estratégicos das cooperativas, são os grandes desafios conforme afirmou.



Ao concluir, Rosângela relacionou os seis pilares da comunicação estratégica: foco na gestão de reputação; leitura e análise constante do cenário interno e externo; definição de objetivos, estratégias, metas e públicos; execução disciplinada de projetos, planos e ações; equipe qualificada e comprometida e, diálogo qualificado no processo decisório interno e externo. “O conjunto de competências dos perfis de comunicação deve se mesclar com o objetivo de alcançar perfil estratégico, com inteligência de dados para fazer uma leitura de cenário, criar métodos de trabalho que promova visibilidade com credibilidade, desenvolver a cultura comunicacional e, assim, fazer a transformação que os profissionais de comunicação buscam”, concluiu.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC