Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

22/07/2021

Inovação em logística encerra ciclo de palestras sobre inovação promovido pelo SESCOOP/SC

Inovação é um processo natural, permanente e coletivo que requer processos inteligentes na sua aplicação. A definição foi destacada na palestra Inovação em Logística, última da série de inovação promovida pelo SESCOOP/SC. O evento foi realizado na última terça-feira (20/07) e propôs uma abordagem reflexiva sobre a logística de ontem, de hoje, de amanhã e o seu futuro.



A palestra foi ministrada por Jonathan Mendes, Mestre em Gestão, especialista em Transformação Digital e o Futuro dos Negócios, que mostrou que a logística sempre esteve presente na história humana e como a inteligência aplicada à inovação fez com que o homem deixasse de utilizar a força braçal e a substituísse por processos mais mecânicos, automatizados e, atualmente, em alguns segmentos, mais digitais. “Quando se fala em logística sempre nos vêm em mente transporte e caminhão, porém sua aplicação vai muito além e permeia todos os processos”, afirmou.



Jonathan define que "logística é a inteligência aplicada a cadeia de suprimentos e sua missão deve ser redefinida com o propósito de agregar valor e encantar o cliente.” Para ele, transformar dados em informações é o grande desafio, pois, a maioria das empresas depende de pessoas e ainda tem seus processos de logística rodando manualmente.



O profissional defende que a grande tendência inovadora do setor é criar modelos de negócios modernos e atuais. Além disso, deve-se incentivar a cultura de inovação intencional, onde se deixa de olhar para avançar na busca de soluções com o objetivo de aproximar e proporcionar ao cliente uma experiência única através da digitalização dos processos, reduzindo a burocracia, tempo de resposta e custos de operação.



“Os desafios quanto ao futuro da logística são enormes e passam por transformações que vão da idealização cultural do pensamento inovador, sustentabilidade dos processos envolvidos e, principalmente, aplicação e utilização de tecnologias existentes na solução de velhos problemas”, concluiu.




Fonte: Assessoria de comunicação interna do Sistema OCESC