Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

10/02/2020

Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira, em Campos Novos

As novidades do agronegócio disponíveis ao homem do campo. Nesta terça-feira, 11, a partir das 8h da manhã, inicia em Campos Novos/SC, a 25ª edição do Show Tecnológico Copercampos.  



Os mais de 150 expositores presentes no evento deixaram tudo preparado para receber os agricultores de diferentes regiões do Brasil, em especial da área de atuação da cooperativa.



A previsão climática é de tempo bom e as expectativas da organização é de receber um público de mais de 17 mil pessoas durante os três dias do show de conhecimentos.



No primeiro dia (11 de fevereiro), acontece a abertura oficial com a presença de autoridades políticas e do setor, e o esperado Fórum Tecnológico sobre Biotecnologias - um debate sobre o manejo de plantas daninhas na soja para alcançar altas produtividades. Mais de 150 pessoas se inscreveram antecipadamente para o fórum, que acontece a partir das 13h30min, no Auditório 01.



Caracterizado como o evento catarinense que apresenta a mais alta tecnologia disponível no agronegócio, o 25º Show Tecnológico Copercampos, apresentará as melhores opções para produção de grãos (soja, milho e feijão), vitrine tecnológica com ensaios de controle de doenças e pragas, fertilidade de solo, instituições financeiras, vitrine de hortifrutigranjeiros, utilização eficiente de produtos, veículos, máquinas agrícolas, genética de bovinos, ovinos e suínos, além das novas ferramentas para a agricultura de precisão e digital.



Lançamentos em vegetais acontecem no evento, além de fungicida para soja, por exemplo, novas máquinas agrícolas, plataformas de agricultura digital e utilização de drones para monitoramento de lavouras e aplicação de defensivos agrícolas.



Programe-se e participe do evento que apresenta as melhores soluções para desenvolver a agropecuária com sustentabilidade.




Fonte: Assessoria de Imprensa Copercampos



  • A 1ª Turma Ordinária do CARF, em caso de relatoria do Conselheiro Laércio Cruz Uliana Junior, deu parcial provimento ao recurso Voluntário de uma Cooperativa de saúde para excluir da base de cálculo das contribuições os valores referentes aos repasses a cooperados e os dispêndios com a rede própria.

    A discussão travada no CARF decorre da autuação pela Receita Federal de Cooperativa de saúde em virtude da apuração de falta de recolhimento da Contribuição para o PIS/Pasep, no período de janeiro a dezembro de 2011, e da falta de recolhimento da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins, no mesmo período.

    Em sua defesa, a Cooperativa apresentou impugnação, sustentando, dentre outros pontos, que o auto de infração foi “constituído sob a premissa de que as cooperativas de saúde praticam atos não cooperativos quando da celebração de contratos de plano de saúde, o que iria de encontro à Lei 5.764, de 1971, em especial os seus artigos 3º, 4º, 5º, 7º e 79º, que estabelecem que as cooperativas podem adotar qualquer gênero de serviço”, requerendo, ao final, “o cancelamento do auto de infração ou, alternativamente, a exclusão da base de cálculo dos valores referentes a receitas financeiras e patrimoniais, dos valores repassados a cooperados, dos destinados à provisão técnica e das receitas de intercambio, lançadas em duplicidade, bem assim o afastamento da multa de ofício e dos juros sobre ela”.

    Na opinião do Dr. Rodrigo Forcenette, advogado especialista em Direito Cooperativo, da Brasil Salomão e Matthes Advocacia, “trata-se de um importante precedente, na medida em que reconhece que os repasses efetivados por Cooperativas de Trabalho Médico/Operadoras de Planos de Saúde aos seus cooperados, assim como os custos com rede própria, decorrentes dos atendimentos médico-hospitalares efetivados aos seus pacientes (contratantes/usuários), devem ser deduzidos da base de cálculo do PIS/COFINS, com fundamento no art. 3, §9º e 9º-A da Lei 9.718/98.”

    Clique aqui para acessar a íntegra da decisão do CARF.