Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

05/06/2019

Celebração do Dia C acontece no dia 6 de julho em Florianópolis

Pelo terceiro ano, cooperativas se unem no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, para celebrar o Dia de Cooperar – Dia C. O evento, organizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), em parceria com a OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e 13 cooperativas, acontece no dia 6 de julho, das 9h às 16h, e engloba ações nas áreas de cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.

Em 2018, a celebração aconteceu no dia 30 de junho. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo Parque durante todo o dia e participaram das 30 atividades desenvolvidas por 235 voluntários. Um dos objetivos do Dia C é estimular a realização de ações voluntárias diversificadas por parte das cooperativas, focando no sétimo princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

A expectativa do SESCOOP/SC para 2019, segundo o presidente Luiz Vicente Suzin, é ampliar o evento. “O evento está consolidado no calendário do cooperativismo catarinense, e é uma maneira de celebrarmos as ações realizadas dentro do Dia de Cooperar pelas cooperativas durante todo o ano, com projetos contínuos, que melhoram a vida das comunidade em que as cooperativas estão inseridas”, declara.

O evento em 2019 conta com a participação das seguintes cooperativas: CENTRAL AILOS, COEPAD, COOEPE, CREDCREA, CREDELESC, CREDIFIESC, TRANSPOCRED, FECOAGRO, SICOOB CENTRAL, UNICRED CENTRAL, UNICRED FLORIANÓPOLIS, UNICRED COOMARCA e UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS. 

10 anos do Dia de Cooperar

O movimento Dia de Cooperar surgiu em Minas Gerais em 2009. Em 2013, foi expandido para oito Estados, e, em 2015, já era realizado em todo o país. Apenas em 2018, o evento mobilizou 1.706 cooperativas, em 1.110 municípios, beneficiando diretamente cerca de 2 milhões de pessoas.

O principal objetivo do Dia C é incentivar a realização de iniciativas contínuas, que beneficiam a comunidade durante todo o ano, alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As ações contribuem para o alcance das 169 metas traçadas pelos ODSs para, dessa maneira, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

A celebração do Dia C é uma das ações pontuais do movimento, instituída para comemorar o desenvolvimento dos projetos durante o ano e os resultados atingidos. É realizada em todo o país no primeiro sábado de julho, mesma data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC