Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

29/05/2019

Artigo - INTEGRACOOP: um exemplo de que integrar é melhor que competir

Mais que um evento de integração de cooperativas através de jogos, a INTEGRACOOP veio para reafirmar e consolidar definitivamente que podemos, sim, fazer integração sem pensar em competição para levantar o “caneco”.



Falando abertamente sobre o assunto, considero o bordão “importante não é ganhar, mas sim competir” uma “meia verdade”, porque, na realidade, ninguém (ou quase ninguém) gosta de perder, assim como um vice-campeão não é um vencedor, mas um adversário de respeito.



O mundo é uma arena de competição sob todos os aspectos, mesmo que em certos casos as regras não sejam as mais corretas e válidas para todos. Porém, quando nos reportamos ao cooperativismo, a expressão competição realmente deve ser relegada a um segundo plano.



Pois foi esta a tônica que ensejou mudanças neste que é considerado o maior evento cooperativista catarinense. Após cinco anos, a FECOOP vem com cara nova, com novo nome -INTEGRACOOP, coordenada pela COOPER e regida sob a batuta da OCESC e SESCOOP/SC.



Nos dias 26 e 27 de julho de 2019, na cidade de Blumenau, 2.000 pessoas, oriundas de 32 cooperativas, a OCESC e o SESCOOP/SC, além de autoridades e convidados, estarão reunidas para a prática de esportes, celebrando a integração, intercooperação e o inter-relacionamento.



Pode, num primeiro momento de reflexão, pensar-se que dentre 254 cooperativas somente 32 participantes é pouco, quando já tivemos em períodos anteriores mais de 62. A resposta é a garra, determinação, vontade e desprendimento de todos que direta ou indiretamente estão trabalhando para proporcionar aos participantes momentos ímpares.



Os resultados deste trabalho certamente deixarão boas impressões, concorrendo para que nas próximas edições haja maior participação de cooperativas.



Por Paulo von Dokonal – coordenador geral da INTEGRACOOP




Fonte: OCESC