Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

16/05/2024

Lideranças catarinenses participam do 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Mais de 50 lideranças cooperativistas catarinenses participam nesta semana do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O evento marca o 55º aniversário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e é reconhecido como o maior e mais importante no cenário cooperativista.



Com a temática “Projetando um futuro mais coop” essa edição aborda sete eixos fundamentais que guiam as discussões: comunicação, cultura cooperativista, ESG (Ambiental, Social e de Governança), inovação, intercooperação, negócios e representação. O objetivo é debater assuntos que impulsionam o futuro do cooperativismo, bem como definir e priorizar as diretrizes que nortearão as estratégias para os próximos anos.



“O 15º CBC é o nosso futuro, é a nossa sequência, é a nossa trajetória. Esse momento é oportuno para discutirmos assuntos relevantes para o sistema cooperativista, pois estão reunidos mais de 3 mil representantes de todo o Brasil. Santa Catarina está bem representada para apresentar suas propostas de diretrizes do movimento cooperativista barriga-verde”, enfatiza o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), Vanir Zanatta.



Entre os temas estratégicos principais, Zanatta destaca a importância de incentivar a intercooperação. Esse é um desafio constante para o setor em todo território nacional, porém fundamental para fortalecer o sistema cooperativista. “Santa Catarina tem bons exemplos de intercooperação, mas sabemos que podemos ir além. No Brasil, por exemplo, o sistema seria muito mais forte. Por isso digo que temos um elefante para ser descoberto. O sistema cooperativo precisa estar unido, organizado e ter um direcionamento para seguir”, comenta.



Zanatta também realça a relevância do planejamento ao relembrar que março deste ano 40 dirigentes de cooperativas catarinenses participaram em Florianópolis de oficina para a construção das propostas de diretrizes levadas ao Congresso Brasileiro. “Tudo na vida precisa ser ajustado, nada é estanque. A vida é movimento e transforma-se a cada momento. Precisamos nos adaptar rapidamente. O sistema cooperativo não quer ficar para trás, por isso está dando passos importantes nesse evento muito bem organizado”, analisa o dirigente.



Além dos temas estratégicos a programação contempla palestras, nas salas temáticas, sobre os sete eixos principais, a exemplo da força da marca cooperativa, valorização e retenção dos cooperados, cultura da inovação e tendências disruptiva, redes de colaboração para impulsionar ideias e negócios, tomada de decisão baseada em dados, cenário político e econômico, reforma tributária e o futuro do país. O presidente da OCESC também enaltece a oportunidade que o evento proporciona de troca de experiências entre as cooperativas e de networking.



“No primeiro dia do evento os destaques foram a palestra magna sobre liderança exponencial, o relato do andamento dos assuntos discutidos no 14º CBC e o lançamento da Agenda Institucional do COOP, que foi bem prestigiada com a presença de 20 deputados federais, 4 senadores, 2 ministros e o vice-presidente Geraldo Alckmin”, realça o presidente da OCESC.




Fonte: MB Comunicação




Galeria de imagens