Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

22/11/2023

Secretaria de Estado da Agricultura encaminha relatório de ações de enfrentamento aos prejuízos causados pelas enchentes

A Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina encaminhou ao Governador Jorginho Mello, no dia 10 de novembro, o relatório de ações realizadas para o enfrentamento dos prejuízos causados pelas enchentes de outubro. Além das medidas e recursos deslocados pelo Comitê de Crise do Agro para atender as demandas, o compilado também reúne o número de municípios e estabelecimentos rurais e pesqueiros afetados e o prejuízo estimado pelos levantamentos feitos até o dia 31 de outubro.



Conforme o documento, até às 15h do dia 31 de outubro, 52.736 estabelecimentos rurais e pesqueiros de 176 municípios catarinenses tinham sido afetados pelas fortes chuvas. O valor estimado de perdas superou os R$ 1,7 bilhões, com os maiores prejuízos registrados nas lavouras temporárias, principalmente para as culturas de fumo, cebola, trigo, arroz, hortaliças e fruticultura.



Para minorar os prejuízos, o Comitê de Crise da Agricultura, formado por dezessete instituições e coordenado pela Secretaria da Agricultura, promoveu uma série de ações e medidas. Entre elas, a aprovação de quatro resoluções que criam projetos com ações diretas para mitigação dos efeitos das chuvas, além do direcionamento de recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR). O relatório também elenca as sugestões de propostas a serem encaminhadas ao Governo Federal.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema Ocesc