Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

26/05/2023

Frente Parlamentar do Cooperativismo é relançada

Foi relançada na noite desta quarta-feira (24) a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O grupo, composto por 14 deputados, tem como objetivo apoiar, incentivar e assistir estudos de interesse social e econômico e político referentes ao setor.



O coordenador do grupo, deputado José Milton Scheffer (PP), lembrou que a Frencoop é uma das mais antigas frentes parlamentares da Alesc, com mais de 30 anos de atuação. Um dos pioneiros no lançamento da frente, o ex-deputado Odacir Zonta, participou da solenidade de relançamento, realizada num restaurante na região continental de Florianópolis.



“Vamos dar sequência a um trabalho que já é desenvolvido há 30 anos da Assembleia, de servirmos como uma ponte entre o cooperativismo e o poder público, articulando junto ao Poder Executivo para potencializarmos ainda mais esse sistema cooperativista catarinense, que é referência no Brasil”, afirmou Scheffer.



Ele adiantou que entre as pautas da frente está a reivindicação por investimentos do Estado nas cooperativas de eletricidade rural, que desempenham um papel essencial para o fornecimento de energia em várias regiões de Santa Catarina, além da redução da carga tributária para o setor.



O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Luiz Vicente Suzin, afirmou que o relançamento da frente é um momento importante para o cooperativismo. O dirigente destacou que o setor apresenta crescimento mesmo em momentos de crise porque conta com o empenho de seus associados e com o apoio da Assembleia, por meio da frente parlamentar.



“Só no ano passado, o cooperativismo catarinense teve um crescimento de 22%. Mais da metade da população catarinense está ligada ao setor”, comentou Suzin. “Isso ocorre graças a essa união de esforços e a esse trabalho formidável realizado pela Frencoop.”



O governador Jorginho Melo (PL) foi representado no evento pelo secretário de Estado da Indústria, do Comércio e dos Serviços, Silvio Dreveck, que classificou o cooperativismo catarinense “como exemplo para o Brasil e para o exterior, que torna Santa Catarina referência em vários segmentos.”



Participaram do relançamento da frente os deputados Altair Silva (PP), Oscar Gutz (PL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Lunelli (MDB), Pepê Collaço (PP), Napoleão Bernardes (PSD) e Camilo Martins (Podemos). Também integram o grupo os deputados Massocco (PL), Marcos Vieira (PSDB), Mauro de Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT), Fernando Krelling (MDB) e Jerry Comper (MDB), que está licenciado do mandato na Alesc.



Importância



Segundo a Ocesc, atualmente são 250 cooperativas associadas que atuam em sete ramos diferentes, como o agropecuário, o médico e o de crédito. São 3,9 milhões de catarinenses associados, que em 2022 foram responsáveis por uma receita de R$ 82,8 bilhões.



No ano passado, as cooperativas recolheram R$ 3,2 bilhões em impostos e geraram 5,6 mil novos postos de trabalho. Ao todo, elas empregam mais de 88 mil pessoas em todo o estado.



Conforme ainda a Ocesc, o cooperativismo responde por 30% do PIB catarinense e por 70% das vendas do estado para o exterior.




Fonte: ALESC