Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

22/03/2023

SESCOOP/SC: O evento promoveu a abertura do ciclo 2023 do PDGC

Está, oficialmente, aberto o ciclo 2023 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A abertura ocorreu com a temática, Cultura da Excelência, realizado pelo SESCOOP/SC, na última semana, nos dias 16 e 17 de março, em São José – SC. O objetivo do evento foi apresentar aos gestores do Programa PDGC os benefícios do desenvolvimento da cultura da excelência, considerando a cultura organizacional, gestão das mudanças e inovação, e o acompanhamento dos resultados. Além de auxiliá-los na identificação de aspectos importantes da sua cooperativa para o fortalecimento da gestão por excelência.



De forma prática e dinâmica, os professores M.Sc Cícero Caiçara Junior e Clodoaldo Lopes do Carmo iniciaram o evento abordando o conceito de excelência e destacando a influência da cultura para o alcance dos resultados. “A cultura está muito relacionada ao vínculo estabelecido com a organização, que transcende do indivíduo para o coletivo. É preciso saber identificar os aspectos que levam a organização a estabelecer a cultura da excelência”, disse Cícero.



“Para uma boa execução do planejamento estratégico, é primordial que a organização tenha sua cultura estabelecida. Com esta convergência, os resultados são alcançados mais facilmente”, complementou Clodoaldo. Para o entendimento dos conceitos na prática, foi proposta uma atividade em grupos para que os participantes desenvolvessem um plano de ação visando a evolução da maturidade da cultura de excelência das cooperativas.



No segundo dia, o SESCOOP/SC iniciou a programação apresentando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela área de Monitoramento em relação ao Programa PDGC, além das ações planejadas para o ano de 2023. Na ocasião, também foi apresentado o Manual do Monitoramento, material elaborado pelo SESCOOP/SC, que tem o objetivo de orientar às cooperativas sobre o modelo de atuação adotado pela unidade, as etapas de desenvolvimento do Programa PDGC, e o apoio ofertado para que as cooperativas catarinenses sigam na busca pela melhoria contínua.



Para condução da palestra “Cultura da Excelência”, o escritor, palestrante e mentor de empresários, Giuliano Milan, fez um apanhado histórico do significado do termo excelência, destacando que é preciso entender a aplicabilidade do conceito a partir da relação com o cérebro humano. Nesse contexto, explanou sobre como o cérebro processa as emoções.



“Nosso cérebro é uma máquina, muito mais emocional do que a gente imagina”, disse. Para um maior entendimento sobre a conexão entre a excelência e o cérebro, Milan complementou: “organizações são constituídas de pessoas e para que alcancem a cultura de excelência, seus colaboradores precisam estar em seu estado de excelência”. Assim, apresentou meios para a gestão e fortalecimento das emoções dos participantes, utilizando o cérebro como ferramenta de extrema importância para manter o foco e concentração como ponto chave de sucesso individual e profissional.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC