Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

19/12/2022

Chuvas em SC: cooperativas mobilizadas pela responsabilidade social

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. Assim diz o 7º princípio cooperativista, classificado como “Interesse pela Comunidade”. As fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina entre o final de novembro e início de dezembro mobilizaram o sistema cooperativista catarinense em prol das famílias atingidas pelo grande volume de água, que deixou cidades encobertas. Moradores de diversas cidades precisaram deixar suas casas e muitas pessoas perderam tudo o que tinham.



Por isso, cooperativas se mobilizaram na arrecadação de roupas, dinheiro, alimentos, itens de limpeza e higiene, cobertas, calçados e outros materiais necessários na ajuda às famílias. Segundo levantamento realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), foram beneficiadas diferentes regiões. Entre os municípios que receberam os donativos estão: Armazém, São Martinho, São Bonifácio, Benedito Novo, São Bento do Sul, Palhoça, Blumenau, Gaspar, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville, Rodeio, Timbó e São João Batista.



O movimento de solidariedade foi impulsionado por cooperativas de diferentes ramos. Algumas iniciativas ainda estão ativas a exemplo das campanhas da Cresol Vale Europeu e Unicred Valor Capital, que ainda estão recebendo doações de alimento, roupas e itens de higiene, que podem ser depositados nos pontos de coleta disponíveis nas agências. Também realizaram ações pontuais, as cooperativas: Cooperzem, Sicoob Eurovale, Unimed Planalto Norte, Cooper, Unimed Blumenau, Viacredi e Sicoob Credivale.



O presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, reconhece a iniciativa adotada pelas cooperativas e ressalta o papel do sistema na ajuda às pessoas. “É um momento muito difícil para essas famílias. Todo o apoio é fundamental para auxiliá-las nessa retomada. Ajudar o próximo está na essência do cooperativismo e a solidariedade faz parte do nosso DNA. Tenho certeza que essas ações fizeram a diferença na vida dessas pessoas que perderam tudo. É um orgulho saber que mantemos ativo o espírito de cooperação em nosso Estado”, destaca Suzin.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC