Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

23/09/2022

17º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas tem recorde de público

Aprendizado, integração e magia. Foi concluído, nesta sexta-feira (23) o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, em Florianópolis. Em sua 17ª edição, o evento reuniu o maior público de todas as edições já realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). Mais de 1 mil mulheres de cooperativas catarinenses participaram nessa retomada do encontro, que não era promovido desde 2019 devido à pandemia.



A relevância da mulher no sistema cooperativista e assuntos como, protagonismo, autoestima, autocuidado e valorização feminina foram os tópicos mais abordados nas palestras e oficinas práticas. Além disso, o evento contou com intervenções cênicas do grupo Espaço Sou Arte, que encantou o público presente. “As diferentes faces da mulher cooperativista” foi o tema do Encontro, que demonstra a diversidade das mulheres cooperativistas, cada uma com suas características individuais, mas com um aspecto em comum: o cooperativismo.



“O propósito desse encontro é a união do cooperativismo através das mulheres. Santa Catarina exerce um excelente trabalho com a mulher cooperativista. A participação delas tem gerado resultados positivos nas comunidades e cooperativas onde atuam. Hoje, mais de 1,2 milhão de mulheres são associados ao cooperativismo no Estado. Isso, no Brasil, é inédito”, ressaltou o presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin.



O governador em exercício, Moacir Sopelsa, esteve presente na solenidade de abertura. Presidente da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), Sopelsa declarou sua admiração pelo cooperativismo e reforçou o impacto do trabalho exercido pelas mulheres no setor. “Esse evento consolida a relevância das mulheres no cooperativismo. Eu conheci esse encontro quando tinha a participação de 200 mulheres. Hoje, são mais de 1000 mulheres. Deixo os meus parabéns a todas essas mulheres cooperativistas” disse Sopelsa.



Protagonismo feminino



“Os 5 passos para o sucesso” foi o tema de abertura das palestras. A especialista em Poder Pessoal, mestre em Persuasão, Dani Amaral, propôs uma reflexão sobre como enfrentar os desafios, através do lema “eu sou aquilo que eu desejo me tornar”. Aos 4 anos de idade, Dani passou por um acidente e perdeu os dois braços. Sua palestra, traz a motivação e a inspiração de alguém que não deixou se abater pela limitação motora e deu um novo rumo para a vida.



“Para mim, a grande virada de chave foi entender que eu só tinha uma vida e eu não podia passar o resto dela reclamando de algo que aconteceu. Eu podia mudar e fazer melhor com aquilo que eu tinha. Infelizmente, eu não tinha os meus braços, mas tinha minhas duas pernas, minha voz, eu tinha a minha vontade e com isso eu escolhi fazer o meu melhor”, destacou.



A psicoterapeuta somática, Fabrícia Machado, apresentou a palestra “Assumindo a mulher que você é”. Fabrícia orientou sobre a influência da autoestima nas tarefas diárias e sobre como reconhecer as próprias fragilidades para ser alguém mais forte. “Quando entendemos nossas raízes de fazermos as coisas, entendemos nossa personalidade. Para que eu desenvolva uma autoestima alta, primeiro eu preciso reconhecer o que é ruim. Onde eu tenho as minhas fragilidades? Reconhecer as nossas dores faz a gente ficar forte” declarou.



“Aprendendo a rir de si mesmo” foi a palestra conduzida pela psicóloga, teóloga, mestre em administração de empresas e mágica, Meiry Kamia. Especialista em neurociência, Meiry falou sobre os impactos do estrese, ansiedade e depressão. Com algumas mágicas, apresentou fórmulas para o alcance do sucesso. “Para que eu tenha sucesso, eu preciso aceitar esse sucesso dentro de cada célula do meu corpo. Sem autossabotagem. Para ter sucesso é preciso antes, ser sucesso. Isso é motivação, quando cada célula do corpo trabalha em conjunto por um único objetivo”, afirmou Meiry.



Experiências



Para quem participou do Encontro, seja pela primeira vez ou para aquelas que já são veteranas, o evento é uma vivência de aprendizado e intercooperação. Os temas apresentados oportunizam conhecimento, reflexão e aplicação prática nas áreas onde elas atuam nas cooperativas:



“Sempre muito bom participar, agregar conhecimento, confraternizar, encontrar pessoas queridas e praticar, literalmente, a intercooperação. O sentimento é o melhor possível.” Jucelita Neves – SICOOB Maxicrédito.



“Participei pela primeira vez e eu não tinha dimensão da força desse evento. Muita inspiração, muita força da mulher cooperativista. Palestras que nos ajudam a lembrar e refletir sobre a força que temos.” Jéssica Neli Chagas Monteiro – Cooperativa Ailos



“O cooperativismo me deixou mais forte. Viver esse momento aqui é muito bom e faz a chama do cooperativismo crescer mais.” Elis Regina Ramos – Cooper



“O fato de estar presente nesse evento, sentir essa energia, poder fazer parte é uma oportunidade única de aprender um pouco mais.” Maria Madalena Martins – Coperja



“Minha primeira vez no evento. Saio daqui elevando minha autoestima e aumentando o meu conhecimento”. Letícia Scheibel – Cooperalfa



“Esse movimento com as mulheres é incrível. Levo gratidão pelas palestras, que nos despertaram para levar uma vida mais leve e promoveram uma reflexão sobre leveza e qualidade de vida. Maiara Simon – Copérdia




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC