Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/09/2022

Seminário Cravil reúne jovens cooperativistas

A Cravil realizou no dia 27 de agosto a 10ª edição do Seminário de Jovens Cooperativistas Cravil. O evento reuniu mais de 100 participantes de seis clubes de jovens do Alto Vale e foi realizado na comunidade de Serra dos Índios, em Presidente Getúlio. 



O clube Jusi – Jovens Unidos da Serra dos Índios - foi o anfitrião desta edição, que contou com uma programação diversificada, apresentação da cooperativa e da história do cooperativismo pelo presidente da Cravil, Harry Dorow, e uma palestra com o consultor Carlos Claro de Oliveira, sobre as perspectivas do agronegócio.



Num segundo momento, a professora Nair Camargo Giehl, coordenadora do trabalho com jovens na Cravil, realizou um workshop, com temas que foram escolhidos pelos jovens. Na dinâmica, os jovens foram misturados e divididos em grupos. Os grupos foram desafiados a discutir e contextualizar os temas e apresentar de forma lúdica (cultural) envolvendo todos os integrantes do grupo. “Esse seminário foi pensado com muito carinho, trouxemos o jovem para dentro dessa dinâmica, porque eles ajudaram a pensar os temas, eles vêm para cá sabendo o que vai acontecer e eu penso que é nesses momentos que damos espaço para os jovens se posicionar, se sentir importante dentro da atividade dele. Os jovens exercem uma atividade muito importante, às vezes não se dão conta disso e é nesses momentos que geramos aprendizado, reflexão, novos saberes. Nosso objetivo é que eles voltem mais empoderados para as propriedades e deem continuidade ao trabalho dos pais, porque é um trabalho que tem valor e que faz sentido”, destacou Nair.



O presidente da Cravil, ressaltou durante sua fala, a caminhada da Cooperativa até completar o cinquentenário, destacando que a história a partir de agora está na mão da nova geração. “É fundamental a participação do jovem, porque é o futuro da cooperativa e o futuro do desenvolvimento regional que está na mão deles. Quando eu era jovem como eles, nós iniciamos os Clubes 4S, na época coordenado pela Acaresc (Epagri), então hoje poder estar fazendo esse trabalho, para a continuidade desse legado, é trazer o passado para o presente, e oferecer ao jovem a participação ativa no processo de construção dos nossos próximos 50 anos”, explicou Harry Dorow.



O jovem Jean Kleiton Erhardt, membro do Clube Jusi, vereador no município de Presidente Getúlio, esteve no evento não apenas como jovem cooperativista, mas como prefeito em exercício, e destacou a felicidade de poder representar Presidente Getúlio justamente em um evento que ele já participa há 10 anos. “Hoje sou prefeito em exercício, uma gentileza do prefeito Nelson Virtuoso, que me cedeu uma semana e quando eu estava no gabinete recebi o convite para vir participar de um evento onde eu já estava confirmado que é o Seminário de Jovens, é uma alegria. Saímos deste seminário muito melhores do que chegamos, agora é aguardar pela Olimpíada”.



O Seminário de Jovens Cooperativistas Cravil, que teve apoio do Sescoop/SC, contou ainda com um momento de homenagens aos presidentes dos Clubes, bolo e um encerramento com a Palestra Show, com Deivid e Eduardo. Este foi o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia.



O próximo compromisso dos jovens é com a Olimpíada Cravil que ocorre no dia 8 de outubro, no Sesi, em Rio do Sul. 




Fonte: Assessoria de Comunicação Cravil