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06/09/2022

Com olhar no futuro, Unimed Grande Florianópolis completa 51 anos

Presente em 17 municípios da Grande Florianópolis, a cooperativa médica alia soluções tecnológicas de saúde com atendimento humanizado e iniciativas para a comunidade.



Para se manter à frente do mercado, a Unimed Grande Florianópolis, ou UGF, como também é chamada, possui uma trajetória marcada pela transformação. Desde o começo da sua história na região, em 1971, superou desafios para trazer à comunidade local serviços médicos de qualidade – em meio a um cenário econômico e político complexo. Primeira cooperativa médica Unimed em Santa Catarina, chegou na capital catarinense como MedSan, com a missão de apresentar um novo modelo de atendimento médico. Desde então, são mais de 200 mil clientes atendidos e uma jornada repleta de iniciativas que potencializam o acesso à saúde.



Sempre atenta às mudanças e necessidades do setor, a Unimed Grande Florianópolis encontrou novos caminhos para continuar oferecendo um serviço de excelência. Para fortalecer a conexão com os clientes, a cooperativa criou o Movimento Unimed, que reúne uma série de ações gratuitas para levar mais qualidade de vida e bem-estar aos seus clientes. São seis programas diferentes – para atender gestantes, crianças, adultos até idosos –, que contam com oficinas e atividades conduzidas por psicólogas, nutricionistas, profissionais de educação física e enfermeiras.



Além de iniciativas exclusivas para os clientes, a Unimed Grande Florianópolis também abraça a comunidade local. Recentemente foi inaugurada a Arena Unimed, na Beira-Mar Norte, um espaço ao ar livre que incentiva a prática de exercício físico de forma democrática. Além de uma academia com diversos equipamentos, também há uma área para aulas coletivas como Yoga, Fit Dance, Muay Thay, Mobilidade e Flexibilidade, sob a condução de professores experientes. “Estamos sempre buscando novas maneiras de conectarmos todas as pessoas ao nosso redor a uma vida com mais saúde”, explica Dr. Jalmir Rogério Aust, presidente da UGF.



Aliado a essas ações, a Unimed Grande Florianópolis também investe constantemente em tecnologia. Uma inovação que comprova este olhar no futuro é a Doctor-U, a primeira cápsula para pronto atendimento e telemedicina no país, lançada pela cooperativa. Em pleno funcionamento 24 horas por dia, o papel da cabine é conectar pacientes e médicos em situações não emergenciais.



Ao subir na máquina, a pessoa afere temperatura, altura, peso, percentual de gordura, pressão arterial e frequência cardíaca. É gerado um relatório, que junto ao prontuário, serve como base para o atendimento. Além da consulta online, o cliente tem acesso a prescrições de exames, medicamentos e atestados. Um outro diferencial para facilitar o dia a dia dos usuários é o aplicativo Cliente UGF, que permite gerenciar o plano de qualquer lugar e realizar consultas via telemedicina. “Completamos 51 anos de trajetória unindo tecnologia a um atendimento humanizado. Investimos em soluções inovadoras, mas sem deixar de fortalecer as conexões humanas”, evidencia Amilton Carniel Guimarães, vice-presidente da UGF.



Cuidar do próximo: um propósito colocado em prática



Guiada pela satisfação do cliente, a cooperativa acredita que a valorização das pessoas deve ser um movimento de dentro para fora. O primeiro passo é confiar no trabalho dos colaboradores, dos prestadores de serviço e dos mais de 1.700 médicos cooperados. Para valorizar o tempo – ativo essencial para uma vida mais equilibrada – a Unimed Grande Florianópolis dispensa burocracias e usa a tecnologia a seu favor. Na contramão do mercado, oferece atendimentos qualificados e processos mais simples – sem perder o lado humano.



“Aqui nós temos como premissa a ‘Obsessão Pelo Cliente’, uma filosofia que nos mantém sempre atentos ao que pode ser aperfeiçoado para melhorar a experiência de todas as pessoas que confiam em nós”, compartilha Dr. Richard Oliveira, CEO da UGF. Desde uma consulta de rotina até uma cirurgia de alta complexidade, a atenção plena, com diálogo e acolhimento, faz parte de todos os atendimentos realizados pela cooperativa.



Esta dedicação ao conforto e bem-estar do cliente também é intensamente adotada no Hospital Unimed, em São José, em que há três ações de engajamento para levar leveza para um momento difícil. Há o Dia do Desejo, voltado para pessoas em internação prolongada ou cuidados paliativos, em que a equipe busca atender uma vontade específica do paciente.



Uma outra iniciativa é a dos Enfermeiros da Alegria, em que os profissionais se fantasiam de palhaços para espalhar diversão por todos os cantos da unidade. Também há a Tarde de Cinema, que reúne os pacientes em quadro estável para uma sessão pipoca. Na unidade hospitalar, o acolhimento também é observado no pronto-atendimento adulto e no projeto Aura, um espaço dedicado para atender pacientes de até 18 anos com Transtorno do Espectro Autista e paralisia cerebral. Sem contar na unidade infantil, no centro da capital, que se soma aos serviços prestados.



“Queremos estar cada vez ao lado dos pacientes com entregas que traduzem o Nosso Jeito de Cuidar”, comenta o superintendente Dr. Gabriel Gustavo Longo, referindo-se ao posicionamento da marca e a práticas de cuidado que colocam as pessoas como o fator de maior importância para a instituição.



Liderança feminina faz a diferença



Dedicada a potencializar a igualdade de gênero internamente, a Unimed se autointitula como uma “alma feminina”. Isso porque as mulheres são maioria na operadora e representam 75% delas num universo de 1200 colaboradores. Ou seja, a cada 10 profissionais, entre sete e oito são mulheres. A presença delas também tem peso nos cargos de gestão, sendo que dos 54 cargos de confiança, 37 são de responsabilidade das colaboradoras, ou seja 68%.



Constantemente, a cooperativa médica aposta em iniciativas de valorização dos seus colaboradores, investindo em conhecimento, plano de carreira e outros. A mais recente iniciativa ocorreu neste Agosto Dourado, quando a Unimed Floripa abraçou mais uma ação pelo aleitamento materno: a Sala de Apoio à Amamentação. O novo espaço é exclusivo para que, ao retornar da licença-maternidade, as colaboradoras façam a coleta do leite, para armazená-lo e levá-lo para casa ao término do expediente. A ação se soma a outras práticas da cooperativa para divulgar a importância do aleitamento.



Com o novo espaço, a Unimed Grande Florianópolis aprimora o Programa Colo de Mãe, dedicado a acolher as colaboradoras desde a gestação até a adaptação após a licença-maternidade. O objetivo é atender as colaboradoras em suas dúvidas ou inseguranças após o retorno da licença maternidade, tornando esse processo de transição mais leve – como realmente deve ser.




Fonte: Assessoria de Imprensa UGF