Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/08/2022

OCESC recebe homenagem em Encontro da Imprensa, que reuniu 500 profissionais de Santa Catarina

Valorização dos profissionais que atuam na comunicação catarinense, homenagem aos que se dedicam há mais de 50 anos na atividade jornalística, confraternização de empresas, entidades e profissionais marcaram o 13º Encontro da Imprensa Catarinense – o maior evento da mídia barriga-verde –, no último fim de semana na sede social da CDL Chapecó, em Chapecó. Prestigiaram o evento, que fez parte da programação dos 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e os 54 anos da Casa do Jornalista, mais de 500 profissionais de comunicação de todo Estado. A iniciativa foi da MB Comunicação e da ACI.



A presidente da ACI/Casa do Jornalista Déborah Almada registrou sua emoção em homenagear os colegas de imprensa e de visualizar a quantidade de profissionais que prestigiaram o evento. “Essa integração mostra que o jornalismo vive, é essencial e cumpre uma função imprescindível na sociedade”, expôs.



O coordenador do evento e 1º vice-presidente da ACI Marcos Antônio Bedin enalteceu a alegria em retomar o evento depois de dois anos sem realizá-lo em virtude da pandemia de covid-19. “Esse encontro é um reconhecimento aos profissionais que atuam na comunicação e com essa integração renovamos nossa fé na liberdade de imprensa, pois é a garantidora de todas as outras liberdades. O Encontro da Imprensa Catarinense valoriza todas as profissões abrigadas sob o manto da comunicação social, o reconhecimento da comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento econômico, cultural e político”, enfatizou ao comentar que Chapecó é o 2º maior polo de comunicação de Santa Catarina.



Bedin destacou que o evento é fruto de uma grande cooperação e agradeceu emocionado a todas as entidades e empresas que viabilizaram o 13º Encontro da Imprensa Catarinense:  FIESC, FAESC, FECOAGRO, FECOMÉRCIO, ICASA, Foz do Chapecó Energia, Unoesc, Unochapecó, Sindicarne, ACAV, Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), CDL Chapecó, Unimed Chapecó, Sebrae/SC, Apti Alimentos, Vale do Sol, Sicoob MaxiCrédito, Gráfica Arcus, Hotel Lang Palace, Fort Atacadista, Inviolável, Produce, Nord Electric, Boa Visão Imóveis, Dalla Cervejaria, Ventura Residencial e Prefeitura de Chapecó.



HOMENAGEADOS



A jornalista e professora Imara Stallbaum compartilhou a homenagem com todos os jornalistas que estão na labuta e que perseguem boas reportagens. O jornalista Mário Medaglia afirmou que estava extremamente honrado em receber o reconhecimento e fez uma breve reflexão sobre os dias atuais no jornalismo. “Nas últimas três décadas conquistamos pelo menos mais dez anos na expectativa de vida ao nascer. Essa verdadeira transformação tem influenciado mudanças importantes na forma de ver e conviver com os mais velhos. Os mercados de consumo e do trabalho vêm se adaptando para atender esses idosos, ao mesmo tempo que a sociedade vem mudando hábitos para reconhecer o valor da maturidade”, analisou.



O jornalista Renei Roberto Popper agradeceu a homenagem e a oportunidade em atuar há mais de 45 anos com notícias do agronegócio catarinense. O jornalista e radialista Quirino Ribeiro retribuiu o suporte de Deus e de sua família ao relatar dois elementos primordiais em sua trajetória: a razão de viver e a graça de continuar na atividade. “Isso me dá satisfação de sair de casa todos os dias e me permite deixar um legado”, comentou.



 Também foi prestada homenagem institucional à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), em razão da extraordinária contribuição que oferece ao desenvolvimento social, cultural e econômico, na valorização da imprensa barriga-verde e no apoio ao jornalismo ético, de qualidade e orientado pelos superiores interesses da coletividade. Representou a entidade, o superintendente Neivo Luiz Panho, que agradeceu pela honraria e destacou a atuação da imprensa em divulgar as iniciativas das cooperativas catarinenses.



O troféu entregue aos homenageados foi criado exclusivamente para o evento pelo artista plástico chapecoense Xico Bracht. A inspiração surgiu pela imagem do galo, que é o mensageiro da boa nova e, por isso, é o símbolo da comunicação. Estilizado em resina transparente, representa o dinamismo e o compromisso com a lisura do homenageado, enquanto suas patas douradas representam a nobreza. Com a pata direita o galo agarra uma tecla que traz em seu interior a letra “A”, representando o domínio da linguagem.



PROGRAMAÇÃO



Além da solenidade e do almoço, uma variada programação musical animou o encontro dos comunicadores catarinenses, incluindo a Banda Finco (de Gibby Ferrari e Mauro Finco) e a banda Sid Folk’s Trio (com a participação de Sid Geremia, Wagner Knapp e Chico Carvalho), além do humorista João Kuiudo. Também ocorreu sorteio de brindes disponibilizados por empresas e instituições apoiadoras do evento.



O evento envolveu todo o trade comunicacional e teve o apoio das entidades de representação da comunicação catarinense: Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Associação dos Jornais do Interior do Estado de SC (ADJORI), Associação de Diários do Interior de SC (ADI), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC (SJSC) e Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC).




Fonte: MB Comunicação