Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

04/08/2022

Responsabilidade socioambiental como foco do 14º Concred

Congresso terá Selo Evento Neutro e Selo Resíduo Zero



 



A 14ª edição do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito - Concred já nasce com um diferencial importante: os selos Evento Neutro e Resíduo Zero, concedidos pela Eccaplan, além da diversidade de talentos contratados para atuar durante toda a programação. À frente da organização do evento, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito decidiu incorporar na prática o tema proposto para 2022: “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”. Portanto, a pegada ESG é automática, demonstrando que a preocupação com o social, com a governança colaborativa e com o meio ambiente são pilares do evento que movimentará Recife de 10 a 12 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco.



Esse compromisso aparece também em outras ações, como na escolha do material distribuído aos participantes. Todos os congressistas receberão ecobags produzidas pelo projeto Roda Design Circular, de Recife. As bolsas estão sendo produzidas por mulheres que trabalham com upcycling ou reutilização criativa, a partir de resíduos da indústria têxtil e automotiva ou peças de vestuário descartadas.



Outro projeto sociocultural apoiado pelo 14º Concred é o Movimento Pró-Criança, que realiza ações educativas e culturais para crianças e adolescentes, e já beneficiou mais de 40 mil pessoas da Região Metropolitana de Recife. Jovens que participam do Movimento estarão no Espaço Integração Juventude, participando de uma programação especial e gratuita no Concred voltada ao público com idade de 16 a 35 anos.



Diversidade de talentos



Ser diferente é normal e, antenada nessa realidade, a Confebras fez questão de montar uma equipe de profissionais contratados para o 14º Concred que representasse o talento da diversidade. São pessoas de todas as etnias e orientações sexuais, diferentes identidades de gênero, além de cadeirantes, portadores de deficiências e síndromes.



Painéis estarão espalhados pelo Centro de Convenções de Pernambuco, local do evento, lembrando que a sustentabilidade e a responsabilidade social têm tudo a ver com o desenvolvimento do cooperativismo de crédito.



Concred Verde



Desde 2008, cuidar do meio ambiente faz parte da concepção de cada Concred. Na edição 2022, o impacto no meio ambiente gerado pelo evento será compensado com gestão de resíduos e neutralização de carbono.



Toda emissão de CO2 será quantificada e neutralizada por conta da Confebras e todos os resíduos produzidos durante o congresso serão enviados para a reciclagem, que será feita pela cooperativa de catadores Pró-Recife, junto com o Movimento Sou Resíduo Zero da Eccaplan.



Essas ações juntas farão do Concred um evento sustentável, que promove a conscientização e trabalha pela responsabilidade e governança socioambiental. “Nosso objetivo é deixar um legado ecológico para o universo cooperativista financeiro”, resume a superintendente da Confebras, Telma Galletti.



14º Concred



Realizado pela Confebras em parceria com o Sicoob Central Nordeste e com apoio do Sescoop-PE, o 14º Concred deve reunir nos três dias de evento, entre inscritos presenciais e no ambiente digital, mais de 5 mil líderes cooperativistas, dirigentes, conselheiros, gestores, jovens e estudiosos do setor.



O evento contará com  57 palestrantes e ainda inclui painéis sobre temas atuais e tendências, talk shows, um espaço de debate sobre o Ecossistema do SNCC, Estúdio ConectCoop, Espaço Integração Juventude (discutindo quais as atitudes, comportamentos e habilidades para o mundo atual – onlife), Arena 5.0 (com quatro auditórios simultâneos e muita informação compartilhada) e o lançamento do Prêmio ProsperaCoop (com foco em ações ESG).



A programação completa está disponível pelo site: https://www.confebrasdigital.coop.br/




Fonte: Assessoria de Imprensa Confebrás