Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

11/11/2021

Estimativa para a próxima safra de milho em Santa Catarina é positiva

Segundo estimativa da área técnica da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), o prognostico para a safra de milho grão 2021/2022 em Santa Catarina aponta para uma recuperação da produção se comparada à safra 2020/2021, que apresentou uma produção estimada de 1,8 milhões de toneladas, o que representa uma redução de cerca de 30% em relação à safra anterior. Para a safra que se inicia, estima-se uma produção de 2,7 milhões de toneladas, restabelecendo a produção média das últimas safras. No Estado, algumas regiões como, São Miguel do Oeste e Concórdia retomaram as áreas de milho grão migradas para silagem durante a safra anterior, que sofreu com a estiagem.



A área cultivada no estado se estabiliza em 325 mil hectares. Quanto à segunda safra (do milho grão), a área de cultivo está em torno de 20 mil hectares. O levantamento é realizado em separado no final de janeiro de cada ano. As outras regiões citadas constituem as microrregiões do litoral norte e grande Florianópolis, que também apresentaram incremento significativo da área cultivada.



Calendário de plantio



Para a safra de verão de 2021/2022, o calendário de implantação se encontra dentro do zoneamento agroclimático. O plantio até dia 15 de outubro no estado está em 67% da área estimada para primeira safra. A região de Campos de Lages está no início do plantio. A maioria das regiões está com as lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo.



As regiões do Oeste e Planalto Norte registram mais de 80% da área semeada até 10 de outubro. Nas regiões do litoral o plantio já está finalizado. Em relação às duas safras anteriores, a fase de plantio da atual safra se encontra mais adiantada. A princípio, esta fase importante do estabelecimento das lavouras está dentro da normalidade, apresentando boa germinação e estabelecimento inicial das lavouras. Contudo, o excesso de chuvas recente está dificultando os tratos culturais em algumas regiões.



Outra preocupação do componente climático está na temperatura mínimas inferiores a 10ºC em setembro e início de outubro (em regiões com maior altitude), que comprometem o pleno crescimento vegetativo da cultura.




Fonte: Coordenação técnica OCESC