Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

05/11/2021

SESCOOP/SC: Workshop online sobre PDGC fez um balanço do ano de 2021.

Com a participação do economista, Emanuel Malta Falcão Caloête, o SESCOOP/SC, realizou na última sexta-feira de outubro (29), workshop online sobre Plano de Melhorias da Governança e Gestão do Programa PDGC, para as cooperativas aderentes ao programa, diretores, gerentes, coordenadores e demais envolvidos. O objetivo foi proporcionar às equipes das cooperativas catarinenses, uma visão geral de oportunidades e melhorias da gestão e governança percebidas no ano de 2021.



O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do SESCOOP voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas. Seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Na abertura do evento, Emanuel Malta, enfatizou a importância de uma visão de todos em relação as práticas que já vêm sendo adotadas e quais pontos precisam melhorar.



Emanuel abordou a necessidade de alinhamento dos diagnósticos de governança e gestão com o planejamento estratégico da cooperativa, as etapas do processo de autoavaliação e os níveis de maturidade. "A etapa de autoavaliação gera processo de formulação das estratégias. Mede o que já faz e o que você pode melhorar", ressaltou.



Na sequência, o tema foi direcionado efetivamente aos processos de melhorias possíveis, analisando os resultados obtidos pelas cooperativas, organizados pelos blocos governança e gestão, subdivididos em seus critérios. Nesta etapa o evento foi totalmente interativo e possibilitou os participantes desenvolverem uma avaliação coletiva dos resultados alcançados e discussão das possibilidades de ações de melhorias.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC