Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

04/10/2021

Educação financeira é uma das bandeiras do cooperativismo

Contribuir com a educação e saúde financeira da população faz parte das iniciativas do sistema cooperativista, especialmente das ações do ramo crédito. Com esse mesmo objetivo, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), com o apoio do Banco Central do Brasil, promoveu a quarta edição do evento Summit Febraban “Saúde financeira 2021 - um sistema financeiro sustentável”. Realizado de forma online, o evento ocorreu de 28 a 30 de setembro e apresentou palestras e iniciativas com temas relacionados à Cidadania Financeira.



A principal novidade foi o lançamento do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro I-SFB, que busca medir e fazer um diagnóstico do bem-estar financeiro da população. Com perguntas pessoais a respeito de situações diárias que envolvem renda, finanças e decisões financeiras, o questionário mede dimensões como habilidade, comportamento e segurança. A ferramenta é aberta e está disponível para o cidadão pelo endereço https://indice.febraban.org.br/calcule-seu-indice. A partir desta iniciativa, tanto o cidadão como entidades financeiras, governo e comunidade acadêmica podem identificar oportunidades de evolução nos mais diversos contextos.



As cooperativas têm essencial contribuição nas iniciativas de educação financeira. Prova disso, foi a participação na edição de 2020 da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), promovido pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira e Banco Central, que realizou 2.667 ações e 611 campanhas ao longo do evento. Dessas, 86% foram desenvolvidas pelas cooperativas de crédito. Esse ano, a 8ª edição da ENEF será realizada de 8 a 14 de novembro, com a parceria de instituições como o Sistema OCB e cooperativas de crédito, o que demonstra o comprometimento do sistema com a saúde financeira dos associados.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC