Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

13/01/2021

OCESC orienta sobre Assembleias digitais e arquivamentos de atos na JUCESC

Durante o encerramento do exercício social de uma cooperativa, que corresponde o período de 12 meses, é realizada a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que delibera assuntos como: prestação de contas, planos de atividades, destinação de sobras entre outros temas de interesse das cooperativas.



Com isso, algumas cooperativas não promoveram suas assembleias dentro do período estabelecido pela legislação e tiveram um prazo entendido para adaptá-las ao modelo digital, que passou a ser previsto na Lei Geral da Cooperativas – 5.764/71. Desde então, algumas dúvidas na realização das assembleias nas modalidades semi-presencial e digital passaram a fazer parte do dia a dia das cooperativas. Pensando em esclarecê-las, a OCESC realizou a palestra Assembleias Gerais e Arquivamento de Atas da JUCESC no dia 12 de janeiro, com cerca de 80 participantes.



Na ocasião, foram repassadas informações a respeito dos modelos de editais e atas que correspondem esse novo formato e de que forma realizar o controle de presença e participação dos cooperados nos casos de eleições.  No que tange a JUCESC, o Vogal esclareceu o passo a passo de processos como, arquivamento dos diferentes atos no sistema da Junta, conclusão e geração de documentos e declarações de autenticidade.



 



 



 



 




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC