Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

21/09/2020

Sicoob São Miguel mantém projetos ambientais há mais de 10 anos

O Sicoob São Miguel tem em suas diretrizes o interesse pela comunidade, dentre as ações implementadas está a realização de projetos socioambientais. Neste dia 21 de setembro comemoramos uma data significativa, o Dia da Árvore. 



Desde 2008 o Sicoob São Miguel vem dedicando esforços e recursos em projetos ambientais. Em parceria com Epagri, Polícia Militar Ambiental, escolas, prefeituras municipais, poder público, grupos empresariais e entidades da sociedade organizada, são planejados e estruturados projetos de preservação de nascentes, rios e mananciais na área de atuação da cooperativa.  



A cada ano são investidos recursos da cooperativa após validado o orçamento de cada projeto e através dos parceiros o projeto é executado. Os proprietários, na grande maioria agricultores, em contrapartida dos materiais recebidos, como palanques, arames, tramas, catracas, entre outros, executam o serviço de implantação das cercas, seguindo as orientações da legislação ambiental. 



Nesse período já foram implantadas mais de 120 Km de cercas implantadas somando todos os projetos. Isso já protege uma área de 55.000 m² aproximadamente, espaços que servem de corredor ecológico para animais das mais diversas espécies e principalmente o processo de recomposição da vegetação, num processo regenerativo. 



Com toda essa parceria foram plantadas mais de 30.000 mudas de árvores nativas, lançadas muitos mix de sementes das espécies regionais, num amplo programa de educação ambiental. Mas percebe-se claramente que a natureza se regenera voluntariamente e de forma muito rápida, nascem árvores que os agentes da natureza distribuem, vento, água, aves e animais terrestres. 



“Tudo isso impacta na qualidade da água e sua abundância, elemento essencial a vida de todos os seres. Buscamos a sustentabilidade, papel também da cooperativa, e, com a colaboração dos parceiros e proprietários aos poucos vamos transformando essa realidade, os números vão sendo anotados nos resultados das estatísticas, mesmo sabendo que ainda temos muito a fazer nesse propósito que é comum de toda comunidade”- destaca Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel. 



Atualmente o Sicoob São Miguel mantém são 12 os projetos em andamento, todos no extremo oeste de Santa Catarina, beneficiando mais de 80.000 pessoas diretamente e indiretamente. Quase todos os projetos estão protegendo as bacias de captação da rede de água tratada e distribuída para a população. 




Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob São Miguel