Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

04/09/2020

Instituto SICOOB SC/RS promove live para apresentar ações e eixos de atuação

O Instituto Sicoob SC/RS promoveu no dia 28 de agosto uma live – transmissão ao vivo – sobre as ações e os eixos de atuação. A transmissão contou com a participação do presidente, Rui Schneider da Silva, que fez a abertura, e dos diretores Olavo Lazzarotto, Elisete Cavalieri e Maria Luisa Lasarim. A apresentação do Instituto foi realizada por Juliano Oliveira Fernandes e Elaine Dias. Acessaram a transmissão 126 funcionários da Central SC/RS.



O presidente Rui Schneider da Silva falou sobre a importância do engajamento, pois o motor de ação do Instituto é o voluntariado, ao mesmo tempo em que destacou que não se trata de um trabalho filantrópico – embora ele aconteça em alguns momentos –, “mas da compreensão de buscar o desenvolvimento e a sustentabilidade”.



Elisete Cavalieri, diretora Administrativa, disse que “não somos uma ilha” e a live permitiu ampliar a compreensão sobre a importância de “vestir a camisa” e reforçar o papel da Central como um dos elos da corrente com as cooperativas singulares e com a Confederação – junto ao Centro Cooperativo Sicoob.



Maria Luisa Lasarim, diretora Operacional, destacou a importância do Instituto para todo o Sistema, “apoiando a marca e levando aos funcionários e cooperados a educação, a formação e a informação – um dos princípios do cooperativismo”.



Para o diretor de Negócios Olavo Lazzarotto, “a cooperação está no DNA da história das cooperativas”, e o Instituto potencializa a intercooperação, a educação financeira e os valores do cooperativismo, principalmente para as novas gerações.



A live teve apresentação do supervisor de Projetos do Instituto Sicoob SC/RS, Juliano Oliveira Fernandes, e da analista de Projetos Elaine Dias, que mostraram as ações do Instituto e os eixos de atuação, que são o desenvolvimento sustentável, a cidadania financeira, e o cooperativismo e empreendedorismo.



Juliano realçou o propósito do Instituto, que é o de “conectar pessoas para um mundo mais colaborativo”, e apresentou a missão, visão, valores e o posicionamento estratégico. Mostrou, ainda, como o Instituto pode apoiar o Sistema ao “difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, que é a sua missão.



Segundo Juliano, o Instituto está perfeitamente alinhado com a atuação do Sicoob e suas cooperativas, ao ouvir os públicos de relacionamento, estudar as tendências de posicionamento de empresas e seus institutos e fundações, buscar alinhamento com as estratégias do negócio, gerar impacto social, ser reconhecido pelo compromisso social e agregar valor à marca Sicoob.



O Programa Voluntário Transformador foi desenvolvido com o intuito de fazer a gestão do voluntariado no Instituto Sicoob, a fim de intensificar a capacitação de voluntários. Nesse sentido, as ações são coordenadas em um ciclo formado pelas seguintes etapas: sensibilização, formação, adesão, engajamento e reconhecimento.



“O Instituto Sicoob SC/RS possui atualmente 60 Pessoas de Apoio Estratégico e 512 voluntários transformadores cadastrados. Nova campanha de adesão deve ser realizada em breve”, informou Elaine Dias, que apresentou as principais ações.



Através de editais de Cooperação para o Desenvolvimento e do Selo Instituto Sicoob, vários projetos das cooperativas têm recebido apoio. A Coleção Financinhas, com três livros editados, foi utilizada e distribuída para 35 turmas, impactando 855 crianças, por intermédio de sete voluntários.



O Instituto Sicoob também realizou um concurso cultural com a participação de 1.465 estudantes de 27 escolas – ação que foi coordenada por sete voluntários. O tema de 2019 foi “Todo mundo ganha com a cooperação”. E o desenho de Davi Bagnolinn, morador de São José do Cerrito (SC), foi o vencedor nacional na categoria desenho. Inspirado no avô, desenhou um trator que limpava a água e plantava árvores. Davi ganhou um notebook, a escola Mauro Gonçalves Faria recebeu um kit multimídia e a professora Franciely R$ 500.



O projeto Se Liga Finanças, que está começando, tem por objetivo “apresentar aos jovens os benefícios de uma vida financeira saudável, gerada pelo uso consciente do dinheiro, além de formar cidadãos aptos para conquistarem autonomia financeira”, disse Elaine.



As palestras de educação financeira, com 12 voluntários envolvidos, movimentaram nove turmas, com a participação de 472 pessoas. Já a websérie Tempo de Valor, com pequenos vídeos, impactou 1,6 milhão de pessoas e, divulgada também por uma emissora de TV em Santa Catarina, alcançou 3 milhões de telespectadores, com 49,9 milhões de impactos.



No ano de 2019, foi realizada também uma Clínica Financeira, com duas palestras, que contaram com o trabalho voluntário de 16 pessoas e atendimento individualizado sobre gestão de finanças pessoais.



A Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), tem o objetivo de promover ações de educação financeira e previdenciária em todo o país. Em 2019 houve a participação de 17 cooperativas do Sicoob SC/RS, com 256 ações que impactaram 1,8 milhão de pessoas.



Já as ações do Dia de Cooperar (Dia C), reuniu 23 cooperativas neste movimento nacional de solidariedade cooperativista, realizado sempre no primeiro sábado de julho, Dia Internacional das Cooperativas. Nos 483 pontos de coleta em 204 municípios, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram arrecadadas 70,8 toneladas de alimentos, doados a organizações sociais, numa atividade que envolveu 1.054 voluntários das cooperativas.



O Instituto também é parceiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 metas globais estabelecidas Assembleia Geral das Nações Unidas, que se reuniu em 2015 e definiu uma agenda que permita estabelecer várias melhorias para as pessoas e o planeta.



O Sicoob Central SC/RS é signatário e Apoiador Oficial do Movimento ODS, com a responsabilidade de participar de reuniões e executar ações que fomentem o Objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU, que é “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob Central SC/RS