Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

09/02/2020

Aniversário da Coopercarga: 30 anos a serviço da logística

O dia 09 de fevereiro de 1990, é uma data histórica para o setor de transporte rodoviário de cargas de Santa Catarina e do Brasil. Há 30 anos foi fundada a Coopercarga, em Concórdia, SC. O sonho de 143 pequenos transportadores saiu do papel, foi regado de sabedoria, estratégias, esforços, inovação e cooperação. Hoje, três décadas depois, a imponente Coopercarga soma mais de 60 filiais. Além de  estar presente em todas as regiões do Brasil, a Coopercarga  atravessou fronteiras e ocupa espaço em mais 06 países do Mercosul.



Aproximadamente 1000 colaboradores entregam sucesso na companhia. Mais de 1,2 mil associados fazem parte da Coopercarga e, juntos, dispõem de uma frota de pouco mais de dois mil veículos, responsáveis em transportar com responsabilidade e efetividades as demandas dos clientes para o Brasil e Mercosul.



“A história da Coopercarga iniciou pequena, mas com uma enorme vontade de fazer a diferença no setor, proposição alcançada com êxito. Nesses 30 anos muitas mudanças ocorreram, muitas estratégias foram traçadas e o esforço de todos os envolvidos colocou a cooperativa na vitrine do setor de transporte”, relembra o presidente, Osni Roman.  



 Ao completar 30 anos a Coopercarga não se acomoda, busca novos desafios  e novas metas. “A Coopercarga é um operador logístico de atuação global, visionário e inovador, que busca ser uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar. Para isso, oferece muitos diferenciais e incentivos aos colaboradores, sempre focada no senso humanizado”, confirma Osni. 



Assim como a Coopercarga preza seus púbicos: cooperados, clientes e colaboradores, também cuida do meio ambiente. A sustentabilidade é pauta diária na empresa  e, a partir desse ano, as ações e investimentos serão ainda maiores. “Já existem vários projetos em operação como uma usina fotovoltaica, compensação de carbono e outras grandes ações que destacam a Coopercarga como um operador logístico sustentável e focado com o meio ambiente”, acrescenta o presidente. 



Avanços e inovação em todos os âmbitos está no DNA da Coopercarga e atua incessantemente para se posicionar entre os melhores do setor no mundo. “A Coopercarga não para de inovar e buscar soluções para a logística. São 30 anos e temos certeza que muitos outros aniversários estão por vir, sempre comemorando também os objetivos e o sucesso alcançado”, almeja o presidente. 



Nova visão comercial



Além dos diferencias apontados pelo presidente, a Coopercarga avança cada vez mais no cenário logístico global. Novas estratégias foram desenhadas e já estão em desenvolvimento. O setor comercial recebeu reforços profissionais para os novos desafios e posicionamentos que a organização almeja em 2020 e nos anos subsequentes. Desde o início desse ano a Coopercarga dispõe de um gerente comercial. O cargo é ocupado por  Leandro Rocha, que atuava como gerente regional e possui em seu currículo resultados de excelência e expertise na área. “A proposta é avançar  em negócios globais novos e outros já existentes e consolidar a Coopercarga como operador logístico. O Know-how , aliado a referência e  credibilidade da Coopercarga no mercado, são fatores relevante no mundo dos negócios”, confirma Leandro Rocha.



O vice-presidente e diretor Comercial, Paulo Simioni, acrescenta que Coopercarga possui um time comercial de alta performance, expertise e preparado para desenvolver grandes negócios no universo logísticos. “As estratégias comerciais da Coopercarga são pensadas, debatidas e estudadas antes de serem desenvolvidas, pois o maior  objetivo da cooperativa é entregar sucesso em todas as operações. A imponência e a representatividade da Coopercarga no cenário mundial  logístico não ocorreu por acaso, mas, sim, por traçar com sabedoria e inteligência cada novo passo. Isso resulta em credibilidade perante os stakeholder envolvidos”,  afirma Paulo.



 



Inovação a passos largos



A Coopercarga se destaca na inovação do setor logístico brasileiro e, projetando o futuro da logística 4.0, aliado às expertises de novos negócios, a empresa está na vanguarda do setor por projetar o futuro abraçando as tendências da área.  O Innovation Center foi criado na cooperativa e é o setor responsável pelos processos inovadores. “Através do setor a cooperativa possui grandes projetos pautados na inovação interna e externa. O intuito é tornar a Coopercarga referência em soluções logísticas digitais dentro do mercado mundial, trabalhando a multimodalidade”, afirma a Head of Innovation da Coopercarga, Alessandra Cassol.



A área de inovação foi criada pelo então colaborador, Denny Mews. Hoje CEO da CargOn, uma startup digital para a área logística, na qual a Coopercarga é investidora, Denny ressalta que são muitas as expectativas quanto a CargOn e a empresa abriu muitas portas para startup embarcar no mercado da logística. ““A CargOn se tornou fornecedora da plataforma digital da Coopercarga, possibilitando ampliar seu portfólio, apresentando soluções analógicas e agora também digitais. É um novo momento, de transformação digital, e a meta da CargOn é se tornar referência como operador logístico digital e estar entre os três maiores players do Brasil no modelo digital para a logística”, confirma Denny.



 



Reconhecimento



A Coopercarga é sinônimo de logística no Brasil. Entre os reconhecimentos obtidos em 2019, a empresa foi destaque na publicação Época Negócios 360º dentro da categoria Transportes, alcançando o 1º lugar em Inovação, a 1ª colocação em Pessoas e ficou entre as 5 melhores na classificação geral do setor de Transportes.



Ainda no ano passado a Coopercarga ficou entre as 10 maiores e melhores do Brasil no transporte e logística pela Editora OTM. Entre os três Melhores Operadores Logísticos da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e OTM Editora. Ainda ficou em 1º lugar no Troféu Migrante na categoria Transportes de Cargas, na cidade onde a Coopercarga nasceu e mantém a Matriz, Concórdia, SC. Além desses, outros reconhecimentos foram conquistados em 2019 e muitos outros nos anos anteriores. 



Com todos os prêmios recebidos e as estratégias desenhadas a Coopercarga está preparada para comemorar ainda muitos e muitos anos de existência, sempre entregando sucesso em tudo que faz.




Fonte: Assessoria de Imprensa Coopercarga