Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

10/01/2020

Documentário mostra a Região das Missões como pioneira na prática do cooperativismo

A Unicred Eleva lançou, no dia 6 de janeiro, na sede do Sindicato Rural de Santo Ângelo, o documentário As Reduções Jesuíticas dos Guarani: uma Inspiração para o Modelo Cooperativo. O projeto teve como apoiadores o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a Unimed Missões e o Instituto Unicred Central RS. O evento teve a participação do presidente da Unicred Eleva, Pedro Paulo Bottom Moro, do prefeito em exercício de Santo Ângelo, Bruno Rasse, do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, do vice-presidente da Unicred Central RS, dr Samir El Ammar, do presidente da Unimed Missões, dr Roberto Antônio Valandro Bellinaso e do dr. Vitor Hugo Boff, vice-presidente da Unicred Eleva e realizador desse projeto.



O documentário, com 15 minutos de duração e que foi trabalhado ao longo dos últimos dois anos, traz informações importantes para o fortalecimento e reconhecimento do cooperativismo na região das Missões e relata através da história, da música e das imagens que na cultura Jesuítico-Guarani, nos séculos XVII e XVIII, já havia um princípio de cultura cooperativa. Esses fatos são apresentados por depoimentos de pessoas de reconhecido saber da cultura dos povoados missioneiros, como o professor Vergilio Perius, Artur Barcelos, Padre Artur Rambo, entre outros.



O documentário revela o conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta e suas práticas cooperativas, fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades. Este trabalho quer mostrar para o Brasil que as reduções jesuíticas do Estado do Rio Grande do Sul foram pioneiras na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões.



As imagens foram produzidas nos sítios arqueológicos dos respectivos povoados, assim como a trilha sonora e as entrevistas reforçam o tema. Segundo Vitor Hugo Boff, “há muito tempo vínhamos pensando em trabalhar a questão da nossa história missioneira ligada à forma econômica de cooperativismo. Mesmo sabendo que em outros países como o Canadá, Alemanha e Inglaterra já se diziam pioneiros em cooperativismo, fomos buscar nos povoados missioneiros as origens desse sistema. Esses laços de identidade são muito fortes em nossa região. Eles lembram um passado glorioso e também trazem modelos de bravura e cooperação”.



O documentário traz a canção América Chirua, com letra de Tadeu Martins e música de Igor Martins, que no documentário teve a interpretação de Erlon Péricles. O documentário servirá como material didático para as entidades apoiadoras do projeto e pode ser visualizado aqui.



Ficha técnica:



Coordenação e supervisão de Igor Martins e professora Claudete Boff;



Produção de Igor Martins e Antonio Raymundo;



Produção Executiva de Ana Pires Raymundo;



Direção e Roteiro Mirela Kruel;



Argumento Artur Barcellos.




Fonte: Sistema OCERGS, SESCOOP/RS