Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

17/07/2019

Sicoob é o terceiro maior financiador da produção rural no Brasil

As cooperativas do Sistema Sicoob SC/RS já estão recebendo propostas para financiar a safra 2019-2020 e para isso dispõe de R$ 1 bilhão e 700 milhões para os produtores rurais – um acréscimo de 8% em relação ao ano anterior. No ano passado, o Sicoob foi o terceiro maior financiador da produção agropecuária no Brasil entre as instituições financeiras, com R$ 12 bilhões, à frente do Bradesco, Itaú, Santander e outros grandes bancos do país.



Para alavancar ainda mais os negócios do atual Plano Safra, o Sicoob tem realizado treinamentos com funcionários da área, reunião de alinhamento e workshops em municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Também vem fazendo um acompanhamento da safra com informações fornecidas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola de Santa Catarina ((Epagri/Cepa) e com foco no Índice de Aproveitamento de Produtos (IAP) do Agronegócio do Sicoob.



No próximo dia 16 de julho, o Sicoob Central SC/RS conclui em Caxias do Sul (RS) o projeto Agro em Pauta, que promoveu em julho encontros em mais cinco cidades – Turvo (3), Lages (4), Mafra (5), Campos Novos (8) e Chapecó (9) – com o objetivo de valorizar o cooperado produtor rural e apresentar aos associados as novidades do Plano Safra 2019-2020.



“Queremos oferecer aos nossos cooperados produtores rurais os recursos necessários para que consigam melhorar as atividades em suas propriedades, aumentando a produtividade e ampliando os resultados econômicos e, assim, também promover melhor qualidade de vida para suas famílias e para as comunidades onde vivem”, disse o subgerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto.



Em junho o Sicoob SC/RS promoveu uma ação com os funcionário e gerentes das agências que participam da construção da estratégia de atuação e expansão do Sicoob no Agronegócio no Rio Grande do Sul. O encontro reuniu as cooperativas do Sicoob São Miguel (com agências em Lajeado, Carlos Chagas e Veranópolis), do Sicoob Valcredi Sul (Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul) e Sicoob Vale do Vinho (com agências em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha). Além dos representantes das cooperativas, participaram integrantes do Sicoob Central SC/RS e do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).



Mudanças estruturais



Nos cinco encontros do projeto Agro em Pauta em municípios catarinenses, que reuniu mil pessoas, o Sicoob Central SC/RS contou com a participação do engenheiro agrônomo Haroldo Tavares, da Epagri/Cepa, do diretor Operacional Olavo Lazzarotto e do subgerente de Agronegócios, Rodinei Munaretto. Em Caxias do Sul (RS), no dia 16 de julho, o palestrante será o engenheiro agrônomo Valdir Sangaletti, da Emater/RS e o subgerente do Sicoob SC/RS, Rodinei Munaretto.



As palestras de Haroldo Tavares Elias foram sobre “As mudanças estruturais na agricultura catarinense”, apontando para os problemas, as necessidades de apoio e as potencialidades, a partir da análise dos censos agropecuários. O estudo foi realizado por Dilvan Luiz Ferrari, Luiz Toresan, Luiz Carlos Mior e Tabajara Marcondes, da Epagri/Cepa.



Enquanto há um decréscimo do número de estabelecimentos agropecuários de até 50 hectares, naqueles acima de 100 hectares observa-se uma pequena ampliação, e eleva-se significativamente a área sob sua posse, sinalizando uma transição via concentração da posse da terra.



Outro dado identificado na pesquisa é a substituição de culturas e de redução da área com lavouras anuais. Há uma certa estabilidade na área ocupada com fruticultura, diminuição das pastagens nativas e aumento das pastagens cultivadas. Houve aumento, também, das matas nativas e plantadas e um expressivo crescimento dos níveis de produtividade, tanto na produção vegetal quanto animal.



A modernização tecnológica continua em ritmo acelerado, tanto nas principais culturas vegetais quanto na produção de animais e de produtos derivados. O engenheiro agrônomo Haroldo Tavares concluiu com informações sobre a reconfiguração do espaço rural, que amplia o movimento da agropecuária em dividir espaço com atividades econômicas não ligadas à agricultura, como turismo, agroindústria, construção civil, prestação de serviços e outros.




Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa