Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

15/05/2019

Secretário de Segurança ministra palestra para conselheiros de Administração e diretores do Sicoob Central SC/RS

O secretário de Estado de Segurança Pública e comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, ministrou uma palestra sobre Segurança Pública para os conselheiros de Administração e diretores do Sicoob Central SC/RS, na sede da instituição financeira cooperativa, na tarde de 29 de abril.



O comandante relatou a melhoria nos índices de criminalidades com as ações realizadas pela PM e o aumento da confiança da população no quesito segurança. Os conselheiros aproveitaram a visita para relatar a preocupação com os ataques às instituições financeiras, principalmente em cidades com populações menores. Os conselheiros e diretores do Sicoob e os representantes da Segurança Pública de Santa Catarina também debateram a possibilidade de realizar um convênio de colaboração mútua para melhorar a segurança nas cooperativas e nas comunidades onde atuam.



O secretário de Estado de Segurança Pública/SC esteve acompanhado, na visita ao Sicoob Central SC/RS, pelo 1º tenente da PMSC, Luiz Fernando de Oliveira de Marchi.



Quem é



O coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior é oficial da Polícia Militar de Santa Catarina formado em 1987. Atuou em Joinville, onde comandou o Pelotão de Polícia de Choque e criou o Pelotão de Paramédicos, e no Comando do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, onde coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio.



Desempenhou missões do governo federal no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional).



Com formação na área de desastres, emergências e segurança pública em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile, participou da comitiva brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo) no Fórum Mundial da ONU no Japão e atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde produziu diversos materiais de referência para a gestão de desastres utilizados em nível nacional.



Comandou o 4ª Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. No posto de Coronel PM, permaneceu por um ano e dois meses no comando da 11ª Região Policial Militar, responsável pelos 12 municípios da Grande Florianópolis (com exceção da Capital do Estado).



Graduou-se em Direito pela UFSC. Conquistou o título de Mestre e Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, onde também exerceu a função diretor e coordenador desde 1997. Integrou a equipe de formulação do Curso de Bacharel em Segurança Pública (primeiro curso da área no Brasil), que formou os oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina de 2000 a 2006.



Coordenou os cursos de pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal na Escola do Ministério Público/SC. Também atuou como professor de Direito Penal, Direito Processual Penal; Criminologia, Política Criminal e Didática do Ensino Superior. De 1983 a 1990 foi oficial do Exército Brasileiro.



Em 28 de abril de 2017 assumiu o Subcomando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e em 22 de fevereiro de 2018 o cargo de comandante-geral da PM. Dois dias antes, assumiu como secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob SC/RS