Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

17/04/2019

FGCoop cresce em 2018

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que acaba de completar cinco anos, cresceu 29,91% no total de ativos e registrou incrementos de 29,66% em seu patrimônio e de 19% em suas receitas. Esses percentuais fazem parte do relatório de gestão – 2018, apresentado nesta quarta-feira (17/4), durante sua assembleia geral ordinária, realizada na sede da OCB, em Brasília.



A AGO contou com as presenças de representantes da OCB, do Banco Central e do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (CECO). Os representantes do cooperativismo de crédito aprovaram por unanimidade as demonstrações financeiras apresentadas pelo presidente do Fundo, Bento Venturim, e pelo diretor executivo, Lúcio Cesar de Faria. (Confira o relatório)



À frente do Fundo nos últimos três anos, Venturim fez questão de destacar as conquistas de sua gestão, dentre elas a realização dos Fóruns FGCoop que possibilitou que os sistemas de crédito compreendessem o objetivo do monitoramento, de pró-atividade na detecção de problemas e contribuição para a busca de soluções sistêmicas e, também, o cumprimento de seu objeto social que é garantir os depósitos dos associados de cooperativas liquidadas extrajudicialmente.



“Sobre isso, gostaria de enfatizar que essas operações, que envolveram 3,6 mil associados ocorreram antes do início das operações de assistência financeira ou se deram quase que simultaneamente à aprovação da reforma estatutária que nos possibilitou agir preventivamente”, ressaltou.



O presidente comentou, ainda, que no que diz respeito à gestão, o projeto prioritário foi o de autogestão em tecnologia da informação, com o objetivo de garantir estrutura tecnológica e segurança em TI, envolvendo hospedagem de dados e arquivos, backup, contingência e o novo site, interativo e adaptável ao uso em celulares, lançado recentemente.



AGRADECIMENTO



Por fim, Bento Venturim, agradeceu ao Sicoob (seu sistema de origem) pela confiança na indicação de seu nome; aos companheiros de Conselho de Administração, pela divisão das decisões estratégicas; à Diretoria Executiva e equipe do FGCoop, por traduzirem em ações as diretrizes de fortalecimento do SNCC; ao Banco Central, pela interlocução em vários momentos; aos bancos cooperativos e às cooperativas associadas, pela parceria.



CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO



Durante a AGO também ocorreu a eleição dos novos integrantes do Conselho de Administração do FGCoop, que será empossado assim que o Banco Central homologar a lista abaixo:



Celso Ramos Regis



Efetivo



Cooperativas Singulares não filiadas a centrais



Álvaro Jabur



Efetivo



Uniprime



Adriano Michelon



Efetivo



Cresol



José Maria de Azevedo



Efetivo



Sistema Unicred



João Carlos Spenthof



Efetivo



Sistema Sicredi



Francisco Silvio Reposse Júnior



Efetivo



Sistema Sicoob



Luís Alberto Pereira



Suplente



Cooperativas Singulares não filiadas a centrais



Leonel Cerutti



Suplente



Cecrers



Cledir Assisio Margri



Suplente



CRESOL



Mário Augusto Moura Flores



Suplente



Sistema UNICRED



Márcio Port



Suplente



Sistema SICREDI



José Alves de Sena



Suplente



Sistema SICOOB



NOVA DIREÇÃO



Houve ainda a eleição dos novos presidente e vice-presidente do FGCoop: João Carlos Spenthof, do Sistema Sicredi, e Francisco Silvio Reposse Júnior, do Sistema Sicoob, respectivamente. Ambos tomarão posse, logo após a homologação de seus nomes pelo Banco Central. O mandato é de três anos.




Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema OCB