Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

13/02/2019

Sopelsa requer na Assembleia recriação da FRENCOOP e da Frente Parlamentar de Produção e Industrialização do Leite

O deputado Moacir Sopelsa entrou com requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando a recriação da Frente Parlamentar do Cooperativismo – FRENCOOP, e da Frente Parlamentar de Produção e Industrialização do Leite em SC. O pedido foi feito através de requerimento, tendo em vista que com o fim da legislatura anterior, e a mudança de parlamentares que integravam as Frentes, as mesmas foram desativadas e agora precisam ser reorganizadas, a fim de possibilitar que novos parlamentares que assumiram possam aderir as Frentes.



Sopelsa justifica em seu requerimento que a FRENCOOP tem por objetivo promover estudos, ações e mobilizações, visando à defesa, e apoios em favor do cooperativismo de SC, movimento considerado importante não apenas econômico, mas também social em nosso Estado. SC tem mais de 260 cooperativas, com 2,2 milhões de associados, que multiplicados pelas famílias representam quase a totalidade da população do Estado. Esclarece que a Frente atuará de forma suprapartidária, e poderá contar com a adesão de todos os deputados que se identificarem com o Sistema Cooperativo, independente da sua origem partidária.



Já a Frente Parlamentar do Leite, segundo Sopelsa, debaterá temas importantes para o futuro da atividade leiteira, sugerindo políticas públicas que garantam a manutenção dos agricultores na atividade, defendendo os interesses dos produtores, compatibilizando com a indústria e o mercado. SC tem avançado rapidamente na produção de leite, já sendo o 4º maior produtor do País, e que nos últimos 10 anos cresceu 92 por cento e que a região Oeste é responsável por 76 por cento da produção estadual.



Com a formação das duas novas Frentes, caberá ao deputado propositor organizar as reuniões para coletar adesões, e estabelecer pautas de assuntos para serem debatidos pelos parlamentares e propor providências às autoridades visando atender as necessidades das cooperativas dos produtores rurais. Na primeira reunião dos parlamentares que aderirem deverá ser escolhido o presidente da Frente e demais cargos diretivos, assim como convocar as entidades do setor para apresentarem propostas.




Fonte: Fecoagro