Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

18/01/2019

Coocam completa 26 anos de fomento ao agronegócio

Intercooperação é uma das regras primordiais da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), que na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, completa 26 anos de atuação no setor do agronegócio brasileiro. Tendo como base o recebimento e comercialização de grãos, a Coocam agrega tecnologia, desenvolvimento e pessoas para um grande objetivo: novas possibilidades. Desta forma, acredita em dias melhores.



De acordo com o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, após a comemoração das bodas de prata (em 2018) e investimentos financeiros consideráveis (mesmo com a crise no país), a cooperativa começou 2019 com perspectiva positiva.  “O ano passado foi de grandes dificuldades financeiras em todos os setores do Brasil, porém, conseguimos manter um ritmo favorável com bons investimentos na Coocam. Este ano já começou com mudanças no cenário político do Brasil, fazendo com que grande parte dos brasileiros voltem a ter esperança e novas expectativas, especialmente no aspecto econômico. Assim também acontece com a Coocam, estamos esperançosos e torcendo para que o pais volte a crescer”.



Ainda no ponto de vista econômico e de crescimento, a ação governamental precisa estar atenta às necessidades das empresas e pessoas. Os novos líderes públicos precisam diminuir os tramites burocráticos e promover condições para o  desenvolvimento rural e empresarial. Na opinião de João Carlos, os gestores não querem “não ter obrigações”, mas sim, condições de poder fazer acontecer.    



Panorama da Coocam



Além da matriz em Campos Novos (SC), a Coocam possui quatro filiais – Lebon Régis (SC), Curitibanos (SC), Barracão (RS) e Ribeirão Cascalheira (MT), estas atendendo produtores de aproximadamente 20 municípios das regiões abrangentes. Conta ainda com uma estrutura física e pessoal completa. Por meio de uma diretoria atuante está sempre baseada nos pilares do agronegócio, trabalhando com uma gestão democrática e eficiente, além de planejamento estratégico para manter a qualidade nos serviços prestados. A Coocam chegou nessa fase de consolidação dos negócios porque conta com uma equipe comprometida e com sócios íntegros, desta forma se tornou conhecida e reconhecida no cenário agrícola e empresarial. 



Para deixar o produtor mais informado sobre as melhorias tecnológicas e mudanças do setor do agronegócio, a cooperativa realiza Dias de Campo em todas as filiais. Através de projetos sociais e ambientais, como por exemplo, a Caminhada Ecológica, a Semana do Campo Limpo e o Projeto Escola no Campo, dissemina a importância de preservar o meio ambiente. Realiza anualmente eventos festivos, como o Michuim – ocasião importante para celebrar as conquistas do setor e difundir amizades.



Por meio da cooperativa outros empreendimentos são realidades e contribuintes com o crescimento do PIB brasileiro, como por exemplo, o Condomínio Avícola Cascata – empresa de produção de ovos incubáveis com sede em Campos Novos e a Agrocam – empresa agrícola no Mato Grosso.



A fundação da Coocam – empresa rural fomentadora de negócios e pessoas – não foi apenas a realização de um sonho de 48 produtores, mas, a formação de uma cooperativa  integra de valores e fomentadora do desenvolvimento do agronegócio brasileiro.



Falando em números, em 2018, a Coocam investiu cerca de R$ 10 milhões na Fábrica de Ração, estrutura física de armazéns, equipamentos e na frota de caminhões. Tudo para atender melhor os produtores rurais. “Todos os anos, investimos fortemente em melhorias nos espaços físicos e estruturais, mas, principalmente no crescimento e desenvolvimento do ser humano – nosso maior capital”, finalizou João Carlos. O faturamento anual, em 2018, ultrapassou R$ 300 milhões.




Fonte: Assessoria de Imprensa Coocam