Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

14/08/2018

Semana do Campo Limpo Coocam

Anualmente no mês de agosto a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) realiza a Semana do Campo Limpo Coocam, uma ação que visa à sensibilização, além de contribuir com o Dia Nacional do Campo Limpo – comemorado dia 18 de agosto. Para esse ano, o calendário da Coocam inicia nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira (16).



Nestes dias – conforme o calendário já programado – a cooperativa estará recebendo os vasilhames vazios nas filiais de Barracão, Lebon Régis e Curitibanos. A logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos é um dever de todos os produtores, porém, a cooperativa é facilitadora e colabora com o recolhimento das embalagens de agrotóxicos e na conscientização dos produtores, porque acredita no trabalho coletivo.



De acordo com a engenheira agrônoma, Kalinka Francóise, através da campanha a cada ano o projeto da Coocam busca conscientizar mais produtores rurais para boas práticas e conservação do meio ambiente. Ela lembra que, “para conseguirmos construir um planeta mais sustentável é importante adotarmos boas práticas no campo. Sendo assim, todos nós devemos assumir responsabilidades e fazer nossa parte. A mudança começa por nós mesmos”.



Kalinka alerta os produtores quanto a tríplice lavagem. “Um ponto importante: devemos lembrar os agricultores que todas as embalagens entregues devem estar com a tríplice lavagem, com as tampas separadas e caixas de papelão desmontadas. Assim facilita o trabalho de separação desse material para seguir o destino correto que é a central de recebimento”, lembra.



No ano passado a Coocam recolheu aproximadamente seis mil quilos de embalagens. Kalinka reforça. “Um dos principais objetivos do evento é conscientizar o produtor da destinação correta das embalagens de agrotóxicos e seu impacto positivo no meio ambiente, evitando qualquer contaminação do solo com resíduos de agrotóxicos. Alguns produtores ainda necessitam de orientação, no entanto, a maioria deles já tem uma visão sustentável a respeito do assunto e, aguardam o dia do recolhimento para entregar todas as suas embalagens”, conta a engenheira agrônoma responsável pela Semana do Campo Limpo Coocam.



Dia Nacional do Campo Limpo



Com o tema “Compartilhando responsabilidades, Comemorando resultados!”, o Dia Nacional do Campo Limpo e lembrado no próximo sábado, 18 de agosto. A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) como núcleo de inteligência. Em Campos Novos, a Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam), realizará evento amanhã, dia 14.  Ao retirar dos campos 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas, o Brasil se mantém como líder mundial em destinação adequada desse material.




Fonte: Assessoria de Imprensa Coocam