Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

21/03/2018

OCESC participa de discussão para mudanças no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019

Representantes da OCESC estão participando de Grupo Técnico formado pelo Sistema OCB para discussão do Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019. O objetivo principal é o apontamento e justificativa de alterações no crédito rural, com foco em 17 prioridades de grande relevância para a continuidade dos negócios das cooperativas, antes do lançamento do Plano pelo Governo Federal. A última reunião do Grupo, formado por representantes da OCB, das unidades estaduais e de cooperativas do ramo, aconteceu em Curitiba no dia 12 de março.



A intenção do Grupo Técnico é entregar a proposta ao Governo ainda no final deste mês ou início do mês de Abril, para que todos os agricultores se programem para fazer as suas lavouras com a melhor janela de plantio. Por determinação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), neste ano as reuniões foram acompanhadas pelo Diretor de Crédito Rural, Vilson Vaz, que atua como elo entre o sistema cooperativo e o Governo Federal.



As reivindicações do Sistema tem o intuito de garantir crédito na medida certa e com juros compatíveis para impulsionar o agronegócio, possibilitando produção com qualidade e competitividade. O forte desempenho do agronegócio brasileiro tem sido fundamental para a economia nacional. Participando com 23,5% do PIB e 1/3 dos empregos no país, tem papel de destaque no comércio internacional, tendo respondido em 2017 por 44,1% das exportações. Sem esse volume a balança comercial seria negativa em US$ 29 bilhões.



O Agronegócio foi o setor com melhor desempenho, se destacando com crescimento de 13%. A  indústria ficou estagnada e os serviços tiveram recuperação moderada de 0,3%. O PIB cresceu apenas 1% em relação a 2016. Em um segmento tão expressivo, o crédito rural representa um dos insumos mais importante para o seu desenvolvimento, que necessita de recursos para destinar aos investimentos custeios e comercialização.




Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC, com informações da área técnica