Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

12/03/2018

Elizabete Borba é a primeira mulher eleita para o Conselho de Administração do Sicoob Central SC/RS

Elizabete de Fátima Vivian Borba, presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Sicoob Credpom), é a primeira mulher a integrar o Conselho de Administração do Sicoob SC/RS, fundado em 1985. Ela recebe a missão como desafio e honra, pois acredita que “com garra, determinação e muita vontade de trabalhar, posso contribuir para o crescimento do cooperativismo, trabalhando em conjunto para encontrar soluções que beneficiem igualmente os associados e as cooperativas”.



Atuar em meio ao mundo masculino não é novidade para Elizabete, nascida no dia 13 de maio de 1968 em Descanso (SC), numa família com mais três irmãs e seis irmãos. Ingressou aos 19 anos numa corporação majoritariamente masculina, a Polícia Militar de Santa Catarina. “O desafio foi grande, quebrar paradigmas não é fácil, mas sempre fui respeitada como mulher e policial dentro da corporação”. Não foi diferente quando se elegeu pela primeira vez, em 2010, à presidência do Sicoob Credpom. “Como presidente não tenho dificuldades em conduzir a cooperativa, pois procuro tratar todos com igualdade, independente do grau hierárquico”, explicou.



Acredita que as principais virtudes para ocupar cargos de direção são ter boa índole, ética e vontade de trabalhar. Principalmente, “fazer o bem sem olhar a quem”. Na PM aprendeu que, para cobrar alguma coisa, é preciso começar por dar exemplo. “Esse é um aprendizado que acompanha a minha vida”.



Aos 17 anos, Elizabete veio trabalhar em Florianópolis como empregada doméstica na residência de um médico. Em 1987, fez concurso para a Polícia Militar. Eram apenas 24 vagas para 470 candidatas e classificou-se em 11º lugar. Em 1997, foi transferida para Chapecó. Em 2004, além do serviço policial militar, começou a administrar a Clínica de Saúde dos Militares (CliniPOM). Em 2007 entrou para o Conselho de Administração do Sicoob Credpom e em 2010, retornou a Florianópolis, depois de ser eleita presidente da cooperativa – trabalho que exerceu concomitante ao da CliniPOM e da Polícia Militar. Em 2012 passou para a reserva da PM e assumiu a administração da CliniPOM de Chapecó até 2016, quando passou a dedicar-se exclusivamente ao Sicoob Credpom.



O cooperativismo surgiu na vida de Elizabete em 2003, quando integrou um grupo de pessoas interessadas em criar uma cooperativa para os policiais e bombeiros de Chapecó. O Banco Central não autorizou, porque já havia uma cooperativa de militares em Santa Catarina. Em maio de 2006, houve uma primeira negociação com o Sicoob Credpom, no 2º BPM em Chapecó. “A cooperativa prometeu abrir um ponto de atendimento em Chapecó se conseguíssemos 100 sócios. Ultrapassamos a meta e conseguimos 110 cooperados”, disse Elizabete.



Em 2007, entrou para o Conselho de Administração do Sicoob Credpom e em 2010 assumiu a presidência da cooperativa, também como primeira mulher eleita para o cargo. “Me interessei pelo cooperativismo porque amo trabalhar, gosto de desafios e, principalmente, de ajudar pessoas, e o cooperativismo me proporciona isso”, afirmou.



Esta é a terceira gestão à frente da cooperativa, com mandato até 2019. O Sicoob Credpom possui 4.373 cooperados e R$ 49,3 milhões em ativos.




Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa