Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/10/2017

Ô de casa, posso entrar?

Metade de tudo que é produzido no campo passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Isso equivale dizer que, pelo menos, 50% de tudo aquilo que o brasileiro consome do café da manhã ao jantar, é fruto do trabalho de um cooperado. E eles são muitos. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) existem no país cerca de 1,5 mil cooperativas que, juntas, congregam mais de um milhão de pessoas.



E toda essa gente tem sido estimulada pela OCB a participar ativamente do Censo Agropecuário, que está sendo realizado pelo IBGE, por meio do acolhimento ao entrevistador e, sobretudo, do repasse do maior número possível de informações sobre a atividade rural da propriedade.



“Conhecer a realidade do setor agropecuário, os números, os gargalos e as dificuldades é vital para a formulação de políticas públicas sob medida para otimizar os recursos do país e ampliar os resultados socioeconômicos que assegurem a sustentabilidade da produção agrícola brasileira”, comenta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, concluindo: “é preciso de planejamento e para planejar precisamos de dados.”



Cooperação



A OCB é um dos parceiros formais do IBGE na realização do Censo Agropecuário 2017. De acordo com o termo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições, a OCB ficou responsável por sensibilizar as cooperativas agropecuárias a prover o suporte necessário ao trabalho dos pesquisadores e, o IBGE, fará o repasse dos dados tão logo sejam validados para que, assim, o trabalho de representação das cooperativas junto aos Três Poderes seja feito com muito mais efetividade.



O Censo Agropecuário 2017 começou na segunda-feira, dia 2/10. A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.




Fonte: Assessoria de Imprensa OCB