Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

06/09/2017

Cooperativas: reajuste da Aneel inviabiliza descontos na aquisição de energia

Em reunião na tarde de terça-feira (29), a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Santa Catarina (Frencoop/SC), presidida pelo deputado José Milton Scheffer (PP), recebeu representantes da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural (Fecoerusc), entre eles o presidente da entidade, Nilso Pedro Pereira. Durante o encontro, o colegiado discutiu medidas que possam evitar que as cooperativas de eletrificação percam os descontos concedidos na aquisição de energia elétrica, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste tarifário de 20%, a partir do dia 30 de setembro.



Diante da situação apresentada, e do pedido de apoio da federação ao Parlamento, o deputado decidiu, em acordo com os demais membros da frente, elaborar uma moção para ser aprovada em Plenário. Segundo ele, o documento vai manifestar o apoio dos 40 parlamentares em medidas que possam ajudar a federação.



“Através do documento, que será encaminhado à Aneel, ao Ministério de Minas e Energia e ao Fórum Parlamentar Catarinense, buscaremos agendar uma reunião entre a Aneel, a Fecoerusc, a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e demais entidades envolvidos, no sentido de chegar a um acordo”, pontuou Scheffer.       



Situação



Segundo o presidente da federação, atualmente a Fecoerusc beneficia com energia elétrica, através das suas 22 filiadas, 171 mil propriedades catarinenses, atendendo uma população de aproximadamente 650 mil usuários, além de ser responsável pela operação e manutenção de cerca de 22 mil quilômetros de redes. Nilso Pereira explica que o benefício da energia é feito devido ao desconto concedido, porém com a proposta de reajuste apresentada pela Aneel comprometerá o serviço. “Caso a Aneel aplique esse reajuste, essa não seria a primeira vez. Se continuamos a aceitar essas medidas a expectativa é que esses benefícios sejam totalmente extintos em alguns anos”, alertou.



De acordo com o dirigente, a federação já apresentou suas colocações para Aneel, porém aguarda posicionamento da agência reguladora. “Solicitamos que o reajuste proposto não ultrapasse 10%.”, informou. Os deputados Mauro de Nadal (PMDB), Natalino Lázare (PR), Cesar Valduga (PCdoB) e Altair Silva (PP) também participaram do debate.




Fonte: Agência ALESC