Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

04/08/2017

Retração na produção do trigo atinge cooperativas catarinenses

A safra de trigo 2017/2018 em Santa Catarina deve ter uma redução de 23% na sua área plantada em comparação à safra anterior, segundo o boletim agropecuário de 15 de julho de 2017, da Epagri. Deverá ser plantado 53.287 hectares, 15.800 ha menos que no ano passado.



A retração na área de plantio em Santa Catarina pode ser resultado da falta de chuva que atingiu algumas regiões no momento da semeadura, como o Oeste catarinense. Diferente do que aconteceu no Estado, no Brasil, segundo o Sindicato das Indústrias do Trigo de São Paulo (SINDUSTRIGO), a produção deverá recuar 20% devido ao excesso de chuva no início do plantio, registrado no Rio Grande do Sul, um dos principais Estados produtores, ao lado do Estado do Paraná. Também impactam na safra a queda de preço ao produtor e a retração na demanda.



Com relação a importações e exportações, é importante destacar que o Brasil não possui autossuficiência na produção de trigo, por falta de uma política agrícola definida para o setor. Por esse motivo, em 2016, foram importadas 6,7 milhões de toneladas, enquanto que as exportações não ultrapassaram 505 mil toneladas. O Estado de Santa Catarina, no mesmo ano, importou 220 mil toneladas, o equivalente a 3,3% de toda a importação nacional. Nas importações, os principais fornecedores são a Argentina e o Paraguai, sendo que, em 2016, forneceram 98% do trigo trazido ao Estado. 




Fonte: OCESC