Média °C
a

MENU
  

NOTÍCIAS

21/07/2017

Quem não quer perder dinheiro opta por uma cooperativa de crédito

Por que pagar mais caro por produtos e serviços oferecidos por instituições financeiras tradicionais, quando pode ter os mesmos produtos e serviços, com as mesmas garantias de um banco, mas com vantagens? Esta deveria ser a pergunta que todo cliente de banco deveria fazer e começar a se informar sobre as vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito. O Sistema Financeiro Cooperativo tem crescido, nos últimos anos, o dobro da média do Sistema Financeiro Nacional. “Numa instituição financeira cooperativa, o associado é mais do que um cliente, ele é dono do negócio e no final de cada ano recebe as sobras (lucro) resultantes das operações da cooperativa de crédito”, informa Rui Schneider da Silva, presidente do Sicoob Central SC/RS.



As cooperativas de crédito do Sicoob oferecem os mesmos produtos e serviços de um banco, como conta corrente, investimento, seguro, consórcio, previdência privada, poupança e outros, e o associado ainda dispõe de crédito com taxas e juros que correspondem, em média, a menos da metade daquelas praticadas pelas principais instituições bancárias.



Por isso, muitas pessoas e empresas já descobriram que as cooperativas têm sido uma alternativa aos bancos na hora de contratar crédito. Mas há muitas outras opções de produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas. “As cooperativas também são uma ótima opção para as micro e pequenas empresas, que podem fazer empréstimos em condições mais vantajosas do que em outras instituições disponíveis no mercado”, afirma o gerente Financeiro e de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Pedrinho Vignatti.



É isso o que explica que, mesmo em um cenário econômico desafiador e em muitos momentos adverso, os ativos totais do Sicoob SC/RS apresentaram, em 2016, um crescimento de 24% em relação a 2015. No mesmo período, o Produto Interno Bruto do país teve uma queda pelo segundo ano consecutivo, o que demonstra que as cooperativas de crédito, por seu modelo diferenciado de negócios, são uma ótima alternativa para quem quer pagar menos taxas e juros e ter as mesmas garantias de um banco, com a vantagem ainda de que os resultados retornam para o cooperado.



O Sicoob é o maior sistema de instituições financeiras cooperativas do Brasil e é líder no segmento também em Santa Catarina, onde está presente em 84% dos municípios. É também o segundo maior financiador da atividade rural e agroindustrial no Estado e administra um total de R$ 10,7 bilhões. Possui 730 mil cooperados – crescimento de 70% nos últimos quatro anos. “A meta é chegar a 1 milhão de associados até o final de 2018”, prevê Rui Schneider da Silva.



No país, está presente em todos os Estados e no Distrito Federal, com mais de 3,6 milhões de cooperados e 2.551 agências. Dispõe de tecnologia de ponta, com aplicativos premiados nacionalmente e com índices de satisfação melhores do que os dos principais bancos privados. Atualmente 65% das transações no Sicoob são feitas por canais digitais. O sistema movimentou nacionalmente no último ano R$ 76,3 bilhões. Com 35 mil funcionários, é o 51º maior grupo empresarial do país, segundo a Revista Exame – Melhores e Maiores.



Se os números impressionam, os objetivos da instituição vão muito além. O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa, com propósito social e origem comunitária, mas  que não deixa de lado o compromisso com a saúde financeira dos negócios. E tem uma cultura alinhada com o desenvolvimento das comunidades onde atua, gerando mais emprego, renda e qualidade de vida.




Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa