Leitura para Gestores e Equipe Pedagógica

A escola que os jovens querem

As principais tendências de inovação em educação estão intrinsecamente relacionadas à intensificação da participação dos estudantes. A personalização da aprendizagem, por exemplo, requer que os alunos sejam cada vez mais considerados em suas especificidades e tenham crescente autonomia e flexibilidade para escolher o que e como aprender. As novas tecnologias também criam condições para que os alunos sejam mais autônomos e possam fazer escolhas.

aprendizado mão na massa cria espaço para a autoria, estimulando que os estudantes coloquem em prática seus conhecimentos e habilidades por meio da criação de projetos e produtos. Currículos voltados para a vida no século 21 também demandam pedagogias mais ativas, que não só ampliam a participação dos estudantes, mas desenvolvem sua capacidade crítica, criativa e propositiva.

Até mesmo as tendências em relação à gestão e ao ambiente escolar demandam maior engajamento dos alunos nos processos decisórios, relações mais horizontais e colaborativas, mais participativas.

Veja fragmentos do relatório da pesquisa Escola dos Sonhos, idealizado pelo Porvir, e pense sobre as informações que a equipe gestora tem acerca do que pensam os estudantes da sua escola.

Os participantes da pesquisa foram estimulados a pensar em dois tipos de escola, a que os faria aprender mais e a que os faria mais felizes. Para cada uma dessas escolas dos sonhos, eles imaginaram seis aspectos: o foco da escola; os conteúdos; a organização curricular; o jeito de aprender; os recursos educacionais tecnológicos e o jeito da sala de aula.

A régua da inovação mostra o quanto aquilo que os jovens querem se afasta ou se aproxima das práticas mais tradicionais da educação.

E na sua escola, como os jovens responderiam tais questões? Levante hipóteses, mas se quiser certificar-se,                acesse o site e  proponha a realização da pesquisa!

Para os jovens, qual o foco da escola os faria aprender mais? E ser mais felizes?

http: //porvir . org /nossaescolarelatorio/

http: // porvir .org /nossaescolaquestionario/

Kit de Orientações para a Pesquisa

Para aplicar a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção da melhor maneira possível, é preciso planejar sua execução em parceria entre estudantes, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais da escola e gestores de rede. Veja os três passos principais para implementar a consulta:

Passo 1 - Divulgue o link do questionário para que os estudantes da sua escola ou rede o respondam. Ele está disponível neste link: http: // porvir .org /nossaescolaquestionario/

Passo 2 - Depois de atingir um mínimo 50 respostas, solicite o relatório da sua escola ou rede neste link: http: //porvir .org /nossaescolarelatorio/

Passo 3 - Quando encerrar a aplicação do questionário, divulgue os resultados obtidos para toda a equipe e estudantes da sua escola ou rede.

Mais formações em http: // porvir. Org / nossaescola/ #divulgue-na-sua-escola

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.