Temas em Foco

A escola e os processos formativos – o direito de ser ouvido, de tomar decisões e agir em benefício da coletividade

Ao se enraizarem na prática pedagógica, valores como cooperação, solidariedade, democracia, equidade, participação, por exemplo, poderão ser experimentados pelos alunos em seu processo de aprendizagem, durante a interação promovida pela vida em grupo. Interação e aprendizagem, sugestão de leitura da quinzena, abre as publicações e pretende preparar os leitores para transitar por múltiplos caminhos, para alargar o universo de reflexão e pensar criticamente as práticas escolares.

A interação é determinante para a aprendizagem, especialmente quando se atribui a ela uma natureza cooperativa que, por sua vez, pressupõe confiança e respeito à alteridade (capacidade de se colocar no lugar do outro, de dialogar com a diferença com consideração e respeito).

Pensando nisso, o Cooperjovem valoriza sobremaneira a atuação dos professores, pois são os parceiros mais experientes em sala de aula para investigar conhecimentos prévios, observar, registrar, contextualizar, problematizar, estimular a busca coletiva de soluções para favorecer a aprendizagem a partir dos pressupostos da cooperação.

Por tudo isso, chama-se a atenção para a etapa de aplicação do PEC na sala de aula, para os aspectos que podem construir um diferencial importante na caminhada para agir e superar as diferentes situações-problema surgidas na pesquisa de contexto, como é o caso da participação e da ação coletiva.

O que faz cada membro da gestão escolar?, escrito por Naiara Albuquerque, é o texto sugerido à equipe pedagógica - diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais devem trabalhar em conjunto para complementar o trabalho do professor – e garantir o aprendizado do aluno. Para uma escola funcionar de maneira organizada, não é só cada um no seu quadrado: os profissionais envolvidos na gestão precisam trabalhar juntos, dentro das suas responsabilidades.

Como construir a disciplina na escola é o texto publicado na categoria professores. Ainda que a indisciplina seja um tema complexo, gerada por múltiplos fatores e considerada um grande problema em muitas escolas, outras tantas já incluíram essa discussão em suas pautas de formação. Isso necessariamente não será um problema se as respostas para os dilemas forem buscadas e/ou construídas coletivamente. A indisciplina é um fenômeno social importante e que está também dentro das escolas. Isso significa que esse é um fenômeno que deve receber a devida atenção e deve ser encarado com o cuidado que ele merece inclusive na formação dos educadores.

Para fazer frente à cultura da indisciplina, trazemos a dica 4 competências transformadoras, que dialoga com os tempos de construção do PEC e a contextualização das situações-problema apontadas pela pesquisa de contexto, ao mesmo tempo em que sinaliza a construção de competências voltadas à responsabilização pelo mundo e o futuro da coletividade.

O Guia Participação dos Estudantes na Escola, desenvolvido pelo Porvir, está na categoria sugestão de atividade. Ele oferece orientações para gestores e educadores sobre como envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia. Leitura imprescindível para as escolas que estão em fase de construção coletiva de planos de ação voltados a práticas cooperativas, com o intuito de envolver a comunidade escolar no enfrentamento da situação-problema identificada pela pesquisa de contexto.

Por fim, a sugestão de vídeo Paulo Carrano e o Protagonismo Juvenil complementa os posts da quinzena, uma vez que traz para debate a concepção de protagonismo juvenil que tem potencial para educar os jovens para que tomem nas mãos o seu futuro, para que aprendam a participar, fazer escolhas e tomar decisões. Por isso se diz que protagonismo e participação são duas coisas boas, mas diferentes.Imperdível e recomendado para gestores e professores!

Boa leitura e até a próxima quinzena

Equipe Cooperjovem SC

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.