Temas em Foco

Projetos coletivos e o desenvolvimento da autonomia

Para dar continuidade às temáticas de abertura do blog em 2019, trazemos outras questões relacionadas com as competências que vão muito além dos conteúdos, aquelas que são capazes de formar sujeitos transformadores, a exemplo da empatia, criatividade e da autonomia. Em razão disso, sugerimos à equipe pedagógica a leitura do texto O verdadeiro papel da educação – Edgar Morin, o qual diz que “a educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel”.

Trata-se de uma entrevista com o filósofo francês Edgar Morin que fala sobre a necessidade de estimular o questionamento das crianças, sobre reforma no ensino e sobre a importância da reflexão filosófica não tanto para que respostas sejam encontradas, mas para fomentar a investigação e a pluralidade de possíveis caminhos.

Metodologia de projetos: o que considerar no planejamento, é o texto voltado aos professores, principalmente porque vivenciamos neste período do ano a elaboração ou a atualização dos projetos educacionais cooperativos – contrapartida das escolas que participam do Programa Cooperjovem.

Fazer projetos talvez seja uma das atividades humanas mais prazerosas. Planos e projetos caminham lado a lado e se diferenciam pelo maior grau de detalhamento que o segundo possui. Essas atividades estão relacionadas ao mundo que sonhamos. São atividades de imaginação – e as fazemos o tempo todo. De forma geral, idealizamos as celebrações mais importantes de nossas vidas, as casas em que moraremos, as carreiras que adotaremos. No caso da educação escolar, é por meio deles que projetamos nosso futuro.

Na sequência trazemos a sugestão de leitura Desafios relacionados à promoção da Autonomia. Em geral, a maioria dos estudos sobre esse tema segue a linha freireana e leva em conta a participação social, acompanhada pelo anseio da promoção de uma maior participação, de uma possibilidade de descentralização do poder e da ideia de que não há necessidade de separação entre um ser autônomo e um ser que atua cooperativamente. É justamente nesse sentido que pensamos a autonomia na educação, a partir de uma abordagem que considere questões de cidadania, além de atitudes que estimulem o aprendizado conjunto, muitas vezes da construção coletiva.

A sugestão de vídeo Como promover a autonomia? complementa o tema e alarga o universo da reflexão que indicamos nesta quinzena, pois para Freire (1996), a conquista da autonomia deve partir de um trabalho conjunto "do professor com seus alunos e não do professor consigo mesmo." ( p. 71). Nesse sentido, o (a) professor (a), para respeitar e promover a autonomia do (a) estudante, deve primeiramente pensar em sua prática educativa, conforme recomenda a formação básica e continuada do Cooperjovem..

A dica é Como observar o desenvolvimento de competências profissionais na perspectiva da educação cooperativa: a importância dos indicadores. Ao elaborar coletivamente o projeto educacional cooperativo, professoras e professores têm a oportunidade de desenvolver a prática da observação para avaliar tanto o processo de construção quanto os resultados obtidos, o que remete à possibilidade de corrigir posturas e retomar conceitos.

Na categoria sugestão de atividade publicamos Educação Cooperativa – promoção de mudanças, ação de continuidade do PEC Aprendizagem como direito de todos, um trabalho coletivo realizado pelas professoras Rosemeri de Fátima Daniel e Sabrina Salvalaio, da EEB Luiz Tramontim, de Forquilhinha, escola parceira da Cooperativa Coopera, durante o grupo de estudos pedagógicos do Programa Cooperjovem (GEP) em abril passado, na cidade de Gravatal (região Sul).

Agradecemos às escolas e professores e professoras que compartilharam conosco suas produções durante os grupos de estudos pedagógicos, esperando que as propostas sejam colocadas em prática e seus resultados divulgados entre os demais participantes do Programa Cooperjovem.

Boa leitura e até a próxima quinzena.

Equipe Cooperjovem SC

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.