Sugestão de Atividades

A importância de ações coletivas para o bom convívio no ambiente escolar

Para dar sequência ao reconhecimento e valorização de competências dos (as) professores (as) durante os eventos de formação continuada do Cooperjovem, publicamos outra sugestão de atividade, Ações coletivas e o bom convívio no ambiente escolar

Professora: Thayse Delfino

Formada em Educação Física

Escola: EEB Fridolino Hülse – São Martinho - SC

Tema: Ações coletivas e o bom convívio escolar

Competências responsabilidade e cidadania saber agir com autonomia, ética, solidariedade
  empatia e cooperação saber fazer-se respeitar e respeitar o outro
Valores cooperativistas   Compromisso/Responsabilidade responder pelas próprias ações e/ou dos outros
  Ajuda-mútua ajuda voluntária e recíproca de recursos/ serviços para o benefício conjunto, por meio da entreajuda.

Objetivo geral:

Transformar a escola em um ambiente cooperativo que promova a convivência democrática influenciando de forma positiva na aprendizagem e no bem-estar da coletividade.

Objetivos específicos:

  • Aumentar o engajamento da escola no programa COOPERJOVEM utilizando o trabalho coletivo de professores e estudantes.
  • Transformar a escola em um ambiente mais cooperativo e significativo, de modo a favorecer o desenvolvimento de valores cooperativistas e competências da BNCC.

            Ações

  1. Planejar encontro pedagógico para a apresentação do resultado da avaliação 2018.
  2. Realizar paradas pedagógicas com professores e equipe diretiva.

           Atividades

  • Sensibilizar professores das diversas áreas para a importância da cooperação e dos valores cooperativistas, por meio de mídias digitais -                            https://www.youtube.com/watch?v=G3MoKS0YyzE
  • Apresentar os números de abrangência do COOPERJOVEM,  vídeos/ materiais de trabalhos desenvolvidos pelo Programa.
  • Demostrar a importância de a escola assumir o Programa e os benefícios que pode trazer para a qualidade do ensino.
  • Apresentar à comunidade escolar o resultado da pesquisa de avaliação do ano de 2018 e analisar os resultados obtidos.
  • Promover debate para colher sugestões de ações a serem aplicadas para manter e/ou melhorar os índices apresentados na avaliação.
  • Propor aos professores de diferentes disciplinas para trabalhar em conjunto com duas ou três turmas os valores cooperativistas escolhidos (compromisso/responsabilidade e ajuda mutua).
  • Fazer um bate papo com as turmas e professores envolvidos sobre a realidade da escola e o tema abordado.
  • Desenvolver dinâmicas com a integração das diferentes turmas para iniciar o desenvolvimento dos valores cooperativistas.
  • Abranger esses valores em atividades do dia a dia levando em consideração as competências da BNCC.

            Perguntas avaliativas

A introdução ao PROGRAMA COOPERJOVEM foi suficiente para desenvolver o trabalho coletivo da equipe?

Os professores e diretores assumiram uma postura mais cooperativa?

Os professores enfatizaram mais a cooperação em seu dia a dia na escola?

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