Leitura para Gestores e Equipe Pedagógica

O que acontece na sua escola com as novas competências?

SARAH FERNANDES E EDIÇÃO ROSI RICO

As dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não bastam práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. Consulte https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/3/o-que-acontece-na-sua-escola-com-as-novas-competencias

Gestão democrática ganha espaço

Na gestão escolar, diretores e coordenadores pedagógicos necessitam analisar e debater o que, dentro da instituição, já colabora para desenvolver as competências gerais e o que terá de ser modificado – tanto em termos de infraestrutura quanto de cultura, práticas e projetos.

Uma das competências prevê, por exemplo, a utilização de tecnologia em todos os componentes curriculares. A escola está preparada? Se não estiver, cabe ao diretor verificar os caminhos para tornar isso possível. “Os banheiros estão limpos e os brinquedos e espaços bem cuidados? Isso também é importante quando falamos de respeito”, diz Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa Cedac, mencionando outro valor exigido.

O gestor que está mais voltado para questões administrativas terá de assumir com ênfase seu papel de liderança pedagógica, afinal a Base propõe um modelo de ensino no qual o estudante tem grande protagonismo e o clima escolar e as relações humanas merecem atenção especial.

Nessa perspectiva, espaços de convivência ganham relevância, o que não combina com salas de leitura, bibliotecas e laboratórios fechados. “Muitas vezes, colocar isso em funcionamento não exige grandes investimentos em infraestrutura, mas sim ajustes em limpeza e manutenção”, diz Simone.

Será necessário criar espaços de diálogo e debate de ideias, construir um ambiente acolhedor – como a instituição de ensino trabalha para combater preconceitos e evitar a violência? Há várias maneiras de envolver os estudantes. Convide-os a participar da elaboração de regras de convivência e mesmo na tomada de decisões para resolver questões da escola. Essa autonomia pode ser gradual, de acordo com a faixa etária.

PPP deve refletir princípios da BNCC

É neste documento que a escola registra seus objetivos e os meios que pretende utilizar para alcançá-los. Ele abrange currículo – que deverá conter as aprendizagens essenciais previstas na BNCC –, a definição das metodologias de ensino da instituição e os recursos disponíveis. Em sua construção também precisam ser considerados o contexto local e a relação entre todos os atores da comunidade escolar.

DICA – O PEC também é um documento que precisa ser alinhado com o PPP. A situação-problema precisa estar presente nas conexões curriculares, de modo a tratar interdisciplinarmente as questões com potencial para enfrentá-la participativa e cooperativamente.

O  PPP é um instrumento fundamental para planejar e compartilhar com professores, pais e estudantes como a escola vai incorporar os princípios propostos pela BNCC no seu dia a dia. “Se ele prevê que a aula de português seja apenas para a fixação de regras de gramática isso não será suficiente para formar alunos na perspectiva integral da Base. Agora, se a disciplina se voltar para a construção de sentido pela linguagem ela poderá trabalhar e desenvolver uma série de competências”, defende Simone. “Os professores precisarão ter pautas conjuntas de trabalho”, defende Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

DICA – O GEP de abril tratou do trabalho coletivo e orientou que todas as escolas, independentemente da situação-problema, deverão incluí-lo no plano de ação, o que significa criar “pautas conjuntas de trabalho”.

Uma estratégia para que a equipe escolar se aproprie da BNCC é convidar todos a participar ativamente da readaptação do currículo e do PPP. 

https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/3/o-que-acontece-na-sua-escola-com-as-novas-competencias
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